Os Farenses merecem um espaço colectivo de todos e para todos

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro, Prof. Rogério Bacalhau

Vimos por este meio, referindo desde já, que nada temos contra a interculturalidade ou o encontro saudável de religiões, apresentar a nossa preocupação relativamente ao espaço sito na antiga Urbanização Janelas de Faro, agora designada por Rua Dr. José Domingos Garcia Domingues, cedido ao município, no valor de cerca de 1.347.000 euros, que vossa excelência se propõe a ceder para a construção de uma mesquita, cujos pressupostos iniciais, nomeadamente, a construção de um espaço de cariz coletivo, que se poderia estender a todos os farenses, ficará posta em causa.

Ora, este espaço encontra-se inserido num bairro familiar, onde a relação entre os moradores é frequente. Os momentos de convívio e lazer, entre adultos (jovens e idosos) e crianças são recorrentes. A cedência deste espaço a um local de culto iria condicionar toda esta prática e hábitos de convívio já enraizados entre os moradores. Para nós, moradores, que nunca fomos auscultados sobre esta possibilidade, este é um local que se pretende laico e onde todos, neste momento, convivem em harmonia e liberdade.

Por outro lado, no projeto inicial, neste espaço iria «nascer» um local que pudesse servir quer aos moradores quer aos restantes farenses, sem ligação a qualquer tipo de religião.

Assim, sugerimos e apresentamos algumas propostas para a aplicação/utilização deste espaço: uma creche/infantário, um centro de dia... Locais de uso coletivo e não um local de culto. Existem, ainda, algumas instituições que desenvolvem os seus nobres trabalhos, quer junto de crianças/jovens/adultos multideficientes, quer junto de adultos em situação de pobreza extrema, por exemplo, que poderiam beneficiar deste espaço e, assim, melhorar a qualidade dos serviços sociais prestados.

Assim, agradecemos a melhor atenção acerca deste assunto e apelamos a uma reflexão cuidada sobre as prioridades a que a nossa Câmara Municipal de Faro deve dar resposta.

Esta petição foi criada em 21 março 2024