PETIÇÃO PARA A CRIAÇÃO E RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO DE TÉCNICO AUXILIAR DE EDUCAÇÃO

Para: todos

A presente petição pública decorre do compromisso assumido no Dossier Negocial do SISTERP para 2024, documento enviado a todos os grupos parlamentares e partidos políticos.

Este documento serve para a criação oficial da carreira de Técnico Auxiliar de Educação. Profissionais (hoje desempenha pelos Assistentes Operacionais) dedicados a esta função são essenciais no suporte ao desenvolvimento académico, social e emocional dos alunos, preenchendo uma lacuna vital no sistema educativo.

A ausência de uma carreira estabelecida para Técnicos Auxiliares de Educação resulta numa descontinuidade no acompanhamento especializado aos estudantes, essencial para o fortalecimento da aprendizagem e desenvolvimento integral.

A implementação dessa carreira requer criar programas de formação que preparem os indivíduos para enfrentar os desafios pedagógicos atuais, promovendo inclusão e diversidade nas práticas educacionais.

A introdução de Técnicos Auxiliares de Educação qualificados está diretamente ligada à melhoria dos índices de sucesso escolar e à diminuição das taxas de evasão, contribuindo para a formação de uma sociedade mais instruída e equitativa.

O investimento na formação desses profissionais vai ao encontro das necessidades do mercado de trabalho atual, que demanda cada vez mais a especialização e a capacitação técnica em diversas áreas, inclusive na educação.

A instituição desta carreira propiciará o reconhecimento e a valorização dos profissionais, além de estabelecer parâmetros claros para a progressão na carreira e remuneração justa.

Solicitamos o seu apoio para tornar essa visão uma realidade.
Com a sua assinatura, podemos influenciar a criação de uma profissão que será a pedra angular do nosso sistema educacional no futuro.

Cada assinatura é um passo em direção à realização de uma educação mais completa e inclusiva.
Junte-se a nós nesta petição para reconhecer e estabelecer a profissão de Técnico Auxiliar de Educação.

mais informações
SISTERP