Festa de Natal - Colégio do Vale

Para: Colégio do Vale

Exma Sra. Directora-geral do Colégio do Vale Magda Gonçalves,

Vimos por este meio expressar as nossas preocupações e profundo descontentamento, em relação à recente mudança na organização da festa de Natal, especialmente no que diz respeito à introdução de um valor monetário que determina a participação de cada aluno.
Decisão esta que, infelizmente, não foi comunicada de maneira transparente através quer do primeiro mail quer da comunicação posterior via Educadoras/ Professores, mas apenas num posterior esclarecimento na data de 24.11.2023.
Desta forma, não tivemos conhecimento de que seria a única via para celebrarmos o Natal junto com os nossos filhos e a comunidade do Colégio do Vale. A falta de clareza na comunicação gerou surpresa e desapontamento entre nós pais, uma vez que não estávamos cientes desta mudança na tradição, que sempre foi valorizada.
Muitos pais interpretaram o evento anunciado e pago como uma atividade extra, e não a substituição da tradicional festa dentro do colégio. Esta confusão gerou expectativas equivocadas e contribui para o desencanto generalizado entre os membros da comunidade escolar, descontentamento esse que deve ser contabilizado pela direção.
Além disso, ao permitir que todas as crianças ensaiem e só, posteriormente, informarem que ao que a sua participação, está a criar-se uma situação difícil e frustrante para todos. Seria mais apropriado e sensível conhecer antecipadamente quais as crianças têm intenção de participar, evitando assim que todas ensaiem em vão.
Ainda que o carácter do evento seja solidário, o que é apreciado, a solidariedade não pode ser imposta e um fator que pode excluir a participação de uma família. Entendemos a importância de promover a solidariedade, mas é fundamental que seja feito de maneira voluntária, respeitando as diversas e particulares situações familiares.
O Natal, com a sua essência de generosidade e partilha, deve ser um momento em que a comunidade escolar se reúne sem imposições, sobretudo financeiras. A decisão unilateral de tornar a participação paga ( e extra mensalidade) na festa de Natal, que se quer de todos vai, no nosso entender, contra esse espírito natalício, criando um precedente que suscita apreensões quanto a eventos futuros.
Há, a partir de agora, a preocupação de que essa abordagem se estenda a outras festividades escolares, incluindo a celebração de final de ano.
Entendemos que a gestão escolar enfrenta desafios orçamentais, mas pedimos que considerem alternativas que preservem a acessibilidade e a tradição destes eventos. Afinal, são momentos como esses que contribuem significativamente para a formação de memórias positivas e vínculos duradouros entre os alunos, pais e colégio
Agradecemos a sua atenção e esperamos que, ainda em tempo útil, possamos encontrar soluções que elevem os valores fundamentais da nossa comunidade escolar e nos juntem a todos.

Com os melhores cumprimentos,

Esta petição foi criada em 24 novembro 2023