Implementação de um toldo à entrada da Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos do Bom Sucesso

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Exmo. Senhor Presidente da Junta da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho,

Os pais, encarregados de educação, avós e cuidadores dos alunos da Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, abaixo-assinados solicitam a intervenção urgente, para solucionar, tão brevemente quanto possível, uma falha grave com implicações na saúde e bem-estar da comunidade educativa e que atinge diretamente cerca de 700 crianças e jovens.

Neste momento, a inexistência de um toldo de proteção no exterior da escola (do sol ou da chuva) leva a que crianças e jovens, tenham de aguardar sob condições meteorológicas adversas, como dias de chuva intensa ou temperaturas elevadas quando a escola não permite a entrada dos alunos devido à restrição de horários de entrada, ou dificuldade de escoar os alunos na entrada ou saída, como nas horas de entrada, almoço ou final do dia.

Ressalvamos que, a intensificação de fenómenos extremos, como períodos de chuva muito intensa, inundações e mais longas e frequentes ondas de calor, trará nos próximos anos situações que põe em causa a saúde e bem-estar da comunidade educativa caso não haja zonas de proteção.

É, portanto, URGENTE a introdução de elementos de proteção da chuva e sombreamento no exterior da escola sita na Rua Casal do Moledo nº 19, Bom Sucesso, 2615-507 Alverca Do Ribatejo.

Esta petição foi criada em 17 novembro 2023