Campo de Basebol com dimensões oficiais em Cascais

Para: Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Basebol e Softbol

A história do Basebol (em Inglês "Baseball") remonta ao século XIX, no Campo das Salésias e com a família Osterlund.

Como desporto original da América do Norte, não tem grande difusão na Europa, mas tem tido sempre atletas que treinam e que jogam ao longo dos anos, apoiados por cidadãos americanos a residir em Portugal ou por ex-emigrantes da América (principalmente Estados Unidos, Canadá e Venezuela).

No entanto, não existe em Portugal um campo com as dimensões oficiais para adultos ("major league").

O único campo oficial de Basebol que existe em Portugal é na cidade de Abrantes e resultou de uma parceria entre a autarquia local e a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol. Mas, estes campo só tem cerca de 80 x 80 metros, o que é pouco para bolas bem batidas, para "outfield".

Assim, vem esta petição demonstrar a necessidade de um campo oficial de Basebol, que se propõe no concelho de Cascais (eventualmente no Equipamento de Desportos Olímpicos, no Vale de Caparide), que seria dinamizador da economia local e de um concelho muito multi-cultural.

A zona de "outfield" do Campo de Basebol pode ainda ser utilizada como espaço multi-desportos: Rugby, Futebol (campo de treino), Futebol Americano e Lançamento do Peso.

Há 5 equipas de Basebol na área: Riverside Angels, Capitals, Cruzaders, Crushers e Pumas.

Há duas competições nacionais de Basebol: o Circuito Nacional de Basebol (com a zona Sul e a zona Norte) e a Liga Atlântica (no Norte), para além da Taça Osterlund.

Esta petição foi criada em 24 outubro 2023