Pela intervenção de segurança da via pública na Avenida da Boa Esperança e Avenida do Brasil

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco

Os cidadãos, residentes e domiciliados na Avenida da Boa Esperança e na Avenida do Brasil, neste município, valem-se do presente, para solicitar a vossa excelência, a resolução dos problemas de trânsito, gravíssimos, que se têm verificado, ao longo dos anos, nesta artéria. Sendo o último o do dia 4 de Janeiro, do corrente ano, do qual resultaram avultados prejuízos materiais em quatro viaturas. Este foi divulgado no “ Jornal Reconquista”, no dia 12/01/2023, que refere a despreocupação na intervenção, por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Tendo em consideração que se trata de uma via principal, com algum comércio (restauração), mas sobretudo residencial, é de notar a elevada velocidade dos veículos que circulam na mesma, o que representa grande risco para todos os moradores e demais frequentadores da avenida, sejam pedestres, ciclistas, estudantes (que frequentam a escola Cidade Castelo Branco) ou condutores de veículos.

Vale destacar que a via é conhecida pelo alto número de acidentes que ocorrem, justamente, pelo excesso de velocidade a qualquer hora e que se tem traduzido em avultados prejuízos materiais como espelhos partidos, postos de iluminação derrubados, casas e veículos danificados. De referir que é de madrugada, que se verificam velocidades extremas, resultando na maior parte dos acidentes mencionados anteriormente, o que mostra a efetiva necessidade de construir passagens pedonais elevadas e/ou uma rotunda entre cada uma das avenidas, local onde se registou um dos maiores acidentes (dia 2 de Outubro de 2021).

Na certeza de termos o nosso pedido atendido, aguardamos a resolução, no sentido de evitar futuros acidentes, que poderão pôr em risco a vida dos moradores e de todos os cidadãos.

Esta petição foi criada em 16 janeiro 2023