Somos transplantados e queremos que seja autorizada a utilização da terapêutica com Anticorpos Monoclonais para evitar que apanhemos o Covid-19, que ainda é um grande perigo para nós.

Para: Ex. Senhores/as. Senhor Presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva, Senhora diretora Geral da Saúde Dra. Graça Freitas, Senhor Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro, Senhor Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e Senhor primeiro-ministro António Costa,

Senhor Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro, Senhor Presidente da
República Marcelo Rebelo de Sousa e Senhor primeiro-ministro António
Costa,

Em meu nome e em nome dos meus colegas transplantados decidi criar esta petição para que seja autorizada a utilização da terapêutica com Anticorpos Monoclonais (independente dos anos de transplante) para evitar que apanhemos o Covid-19, que infelizmente para os transplantados ainda continua a ser um grave problema quando ficamos infetados.

Infelizmente essa é a realidade de muitos transplantados, uma vez que as vacinas não são suficientes para nos proteger do Covid-19, pois nós, os imunodeprimidos, não adquirimos anticorpos suficientes por termos de tomar medicamentos imunossupressores que fazem com que a nossa imunidade fique muito enfraquecida e não conseguimos uma resposta tão positiva com as vacinas como as pessoas saudáveis. Queremos pedir a todas as entidades competentes que coloquem esse tratamento à disposição de todos os transplantados de Portugal antes que seja tarde demais, para evitar rejeições de órgãos e até evitar óbitos nessas pessoas que são muito vulneráveis, pela baixa imunidade que têm devido à referida terapêutica com os imunossupressores, que tem de ser para toda a vida.

Alguns dos imunossupressores que temos de tomar são: Micofenolato de mofetil e ciclosporina. São dois dos muitos medicamentos imunossupressores que temos de tomar para toda a vida e que fazem com que o nosso sistema imunitário fique muito enfraquecido, como se pode verificar nos links que deixo seguidamente:

CellCepe (micofenolato de mofetil ):

Sandimmun (Ciclosporina ):

Micofenolato de Mofetila:

Ajudem-nos, por favor, a ter acesso a essa terapia de Anticorpos Monoclonais. Nós não queremos perder os nossos órgãos transplantados que conseguimos adquirir depois de uma grande e árdua luta.
Não queremos morrer, queremos viver e aproveitar a nossa nova vida, uma vez que não pudemos aproveitá-la quando estávamos, dia sim, dia não, ligados a uma máquina que nos tirava a liberdade. Agora que somos livres ajudem-nos a voar, disponibilizem, por favor, esse medicamento de Anticorpos MONOCLONAIS para nos protegermos do covid-19, que ainda é um enorme problema para os transplantados.

Podem ainda consultar este link do Público para perceberem melhor:

E na TSF:

Esta petição foi criada em 18 novembro 2022