Criação da Dedução em IRS - CULTURA

Para: Ex.mo Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro

Só num país onde se pensa muito pouco em Arte, este parâmetro não entra para as deduções.
Numa fase em que os Artistas estão a ser massacrados, não seria mais do que justo que acontecesse à Cultura o que aconteceu aos Ginásios? Estes foram incluídos nas despesas de IRS.
Já que a percentagem do PIB é de SOMENTE 0.6% (terceiro País que menos investe em Cultura na UE), quando comparado com o País da UE que mais investe Letónia 2.8% e a média da UE de 1%, chega a ser ofensivo já haver dedução para Ginásios e a Cultura mais uma vez ficar esquecida. Teatro/Cinema/Dança/Música/Pintura/Museus/Circo/Animação de Rua/Espectáculos/Escolas Artísticas, estas despesas deveriam ter acesso a dedução, isso sim seria apoiar um Sector que é preciso mais dio que nunca!
Deixem o povo português pensar, Portugal não pode ser só Desporto.
E não estamos aqui a defender a abolição da dedução dos Ginásios, estamos a ressalvar que a CULTURA também merece... ainda para mais numa altura destas.
Esta medida poderia ter impacto, levando as pessoas a usufruir dos espaços/actividades culturais e a dinamizar o sector.

Esta petição foi criada em 19 dezembro 2021