PELA VERDADE DESPORTIVA FEMININA

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República Portuguesa - Exmo Senhor Secretário de Estado do Desporto - Exmo Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol - Associações de Futebol - Clubes de Futebol - Comunidades e Agentes de Futebol - treinadores-fisioterapeutas-médicos- jogadoras- adeptos

Esta Petição é criada com o objectivo de alertar as entidades e autoridades competentes, os agentes desportivos e os seus praticantes.
Além da discussão pública sobre o tema pretende-se evitar a injustiça de decisões que adulteram a verdade desportiva.
Como sabem neste momento as Competições Seniores Femininas de Futebol, Futsal, Hóquei, Voleibol e Andebol da Segunda e Terceira Divisão Nacional encontram-se suspensas.
Sem desconsiderar as outras modalidades vou me referir aquela que conheço profundamente e que acompanho de uma forma efectiva a mais de 10 Anos.
Como já referi em cima os Campeonatos Femininos Nacionais de Futebol Sénior da Segunda e Terceira Divisão encontram-se suspensos em virtude da pandemia.
Qual o critério para o Campeonato da primeira Divisão Sénior continuar a ser disputado???
Como vão definir os clubes que sobem para a Primeira Liga???
Mais uma vez vão utilizar critérios subjectivos???
Qual o apoio que vão dar aos clubes que estão a investir na modalidade e de alguma forma não vêem esse investimento reconhecido???
Como explicar esta diferença de tratamento para com estas mulheres que apesar de ouvirem sempre os governantes dizerem que estão a investir no desenvolvimento do futebol Feminino, não é isso que veem na realidade isto para não falar na igualdade de género que todos falam mas ninguém pratica.

Exemplo Prático:

Futebol Masculino Sénior: Futebol Feminino Sénior:

Liga Nos - a decorrer Liga BPI - a decorrer
Liga Portugal Sabseg - a decorrer Campeonato Sénior Nacional Segunda Divisão - Suspenso
Campeonato Portugal - a decorrer Campeonato Sénior Nacional Terceira Divisão - Suspenso
Liga Revelação Sub. 23 - a decorrer. Não existe comparação a vertente Feminina.

Gostava de alertar para o mal que estão a fazer a estas atletas que estão proibidas de praticar o que tanto gostam.
Estes Campeonatos apesar de nao profissionais não deixam de ser Nacionais Seniores que envolvem muitas pessoas que directa ou indirectamente dependem desses clubes.
Peço que analisem e que dentro da responsabilidade que se quer acedam a iniciar os referidos Campeonatos e assim contribuírem também para a igualdade de género e a verdade desportiva.
Obrigado a todos que possam contribuir para a divulgação da Petição e a possam assinar.
Cabe a cada um de nós dentro da legalidade e da ordem exigir e expor as ideias em que acreditamos.
Cumprimentos

Esta petição foi criada em 02 abril 2021