Pela restauração das freguesias de Areias, Dornes, Paio Mendes e Pias

Para: Assembleia da República

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Republica,
Exmos Senhores Deputados,

Vem os peticionários abaixo assinados, no âmbito da discussão da reversão da extinção das freguesias levada a cabo em em 2013, manifestar a Vossa Excelência a ânsia e o desejo de que sejam restauradas as freguesias de Areias, Dornes, Paio Mendes e Pias no Concelho de Ferreira do Zêzere.
Falamos de instituições com as quais muitos de nós e os nossos antepassados mantiveram um sentimento de pertença, instituições que resultaram da existência de paróquias com mais de cinco séculos de história.
Ainda hoje, passados oito anos, o sentimento de injustiça é enorme e esta reivindicação afigura-se mais do que justa.
Mais não queremos do que recuperar a identidade cultural, social, geográfica e administrativa das nossas 9 freguesias, entretanto reduzidas a sete!
Areias, onde a presença do homem desde tempos pré-históricos está bem patente dos vestígios da Gruta da Avecasta e onde subsiste uma Igreja desenhada por João de Castilho, imóvel de interesse publico;
Dornes, outrora sede de concelho e sede de um Santuário recentemente classificada como uma das 7 maravilhas de Portugal;
Paio Mendes, berço da grande atriz Ivone Silva onde subsistem quintas e solares desde o século XVI tais como o Solar dos Cotrins ou a Quinta da Eira e
Pias, outra antiga sede de concelho, berço dos Sás de quem descendia o ilustre Marquês de Sá da Bandeira e onde subsiste o antigo pelourinho, imóvel de interesse publico e registo vivo da sua importância histórica e administrativa.
Em todas estas freguesias o número de eleitores ultrapassa por margem confortável a fasquia dos 250 eleitores.
Com esta petição pretendem os subscritores que, tal como tantas outras extintas freguesias por esse país fora. também estas quatro, por legítimo direito e anseio das suas gentes sejam consideradas numa desejável reforma administrativa.

Esta petição foi criada em 04 Março 2021