Implementação do Dia do Cuidador

Para: Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República

Sabia que a população idosa residente em Portugal ultrapassa já os 2 milhões de pessoas?

E que mais de 400 mil idosos vivem sozinhos, sem qualquer apoio ou companhia?

As notícias sucedem-se, dando conta de um aumento crescente de situações extremas de solidão e abandono, numa população essencialmente acima dos 65 anos; 85% da qual se estima que necessite sempre de algum tipo de cuidado.

Os números de que ninguém fala são outros: os dos milhares de portugueses que asseguram continuamente que nada falte a essas pessoas.

São Cuidadores Profissionais, que dedicam o seu percurso de vida à prestação das melhores condições possíveis a pessoas institucionalizadas. Mas são também todos os Cuidadores Informais que, quase sempre de um momento para o outro, se veem confrontados com uma reviravolta inevitável e perturbante do seu quotidiano.

Ficar em casa com um familiar que necessite, assegurando uma vida mais saudável e menos solitária à pessoa em causa, exige mais do que a simples companhia: É uma missão diária de cuidado, dedicação e disponibilidade total, que necessariamente interfere com a manutenção de um emprego, de relações familiares estáveis ou de uma vida social ativa.

Cuidar é assumir a responsabilidade de passar a ser alguém de quem o ente querido possa depender para todas as necessidades básicas e de forma constante, num esforço quase sobre-humano e extremamente solitário.

Em Portugal, não existe qualquer sistema de apoio financeiro, psicológico ou educativo para estas pessoas, embora a realidade do país reflita uma carência cada vez maior da sua existência. Ser Cuidador nem sempre é uma escolha, mas é um ato de solidariedade e respeito pela dignidade dos outros que é urgente reconhecer.

Em homenagem a estas pessoas, que com a sua atuação contribuem para um país mais humano, que valoriza, respeita e aprende com os mais velhos, pretende esta petição reunir o máximo de assinaturas possível, para implementação do Dia do Cuidador, a 15 de abril.

Esta é uma iniciativa TENA, líder mundial em produtos e serviços relacionados com a incontinência, presente em 90 países. Desde a sua entrada em Portugal, a TENA já trabalhou com centenas de instituições e lares de terceira idade, e milhares de Cuidadores, desenvolvendo continuamente projetos em estrita articulação com os mesmos.

“Cuidar é essencialmente uma tarefa de proximidade, respeito, compaixão e afecto. Revela-se na atenção com a alimentação e nutrição, hidratação, higiene e estética, no vestir, calçar, no prevenir situações de risco de infecção, acidente, abuso ou mau trato, na promoção da saúde, no suscitar participação, movimento, interesse por si, pelos outros e pela vida. Os mais diretos prestadores de cuidados, são em geral a família e os profissionais de saúde e de apoio social. São estes actores que devem fazer efectivamente parte da equipa de cuidados, em que a pessoa mais vulnerável, é o "maestro" e "musico", num contexto de direitos humanos fundamentais . Cuidar, é também confortar, animar, informar, manter a relação com o mundo exterior, no tempo e no espaço, ouvir, compreender, aceitar, animar. Os prestadores de cuidados e apoio, para além de cuidadores, são recebedores da confiança, estima e gratidão dos doentes ou pessoas mais fragilizadas. A confiança mútua, e a competência técnica, são os elementos fundamentais que favorecem todos os prognósticos no campo da qualidade de vida e esperança de vida nesta relação de preservação e promoção da vida e da dignidade humana”.

Maria João Quintela, Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia

Esta petição foi criada em 11 Novembro 2013
1.092 Pessoas