A favor da construção da estátua do fundador do Benfica, Cosme Damião.

Para: Câmara Municipal de Lisboa

No seguimento do Orçamento Participativo de Lisboa (OPL), foi aberta pela câmara municipal de Lisboa uma votação feita pelos munícipes afim de se eleger os projectos a serem implementados na cidade de Lisboa. Um dos projectos vencedores, que vai custar entre 50 a 150 mil euros aos contribuintes, foi a construção da estátua do fundador do Benfica Cosme Damião.
Como municipe e participante na decisão do Orçamento Participativo de Lisboa, venho por este meio enumerar diversos motivos para a realização desta obra:

- O projecto do Orçamento Participativo de Lisboa foi votado por todas as pessoas que quiseram. Foram diversos os projectos participantes e vários os escolhidos. O projecto a estátua de Cosme Damião deve, tal como todos os projectos escolhidos, ser executado.

- O custo deste projecto (50 mil Euros, cerca de 2% do total do OPL), e de todos os outros escolhidos, será da responsabilidade de uma Câmara Municipal que tem as contas em dia e que nos últimos anos tem feito um trabalho notável na recuperação financeira e no investimento na cidade.

- O Sport Lisboa e Benfica é um clube que representa a cidade por todo o mundo e que pela sua participação em provas internacionais trás dezenas de milhares de turistas por ano à cidade de Lisboa. Estima-se que na época de 2013, cerca de 20 mil adeptos de clubes adversários do Benfica nas competições Europeias nos tenham visitado.

- A estatua de Cosme Damião não representa afronta a ninguém. Outros clubes (Sporting, Belenenses, etc...) tem o direito de propor à edilidade a construção de estatuas em edições futuras da Projecto do Orçamento Participativo de Lisboa.

- A participação foi democrática e aberta a todos os moradores de Lisboa. Contestar um dos projectos (que além do mais é um dos que tem custo menos elevado) é uma afronta à DEMOCRACIA PARTICIPATIVA!

Em conclusão, os abaixo-assinados pedem ao Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que respeite a vontade dos Lisboetas e execute todos os projectos escolhidos, tal como fez em anos anteriores.

Esta petição foi criada em 07 novembro 2013