Crianças portuguesas têm direito a instalações sanitárias limpas nas escolas

Para: Ministro da Educação e Ciência

Exmº Sr Ministro da Educação, Dr. Nuno Crato,
Somos pais de crianças que frequentam as nossas escolas públicas e queremos alertar para a falta de condições higio-sanitárias das instalações sanitárias dos alunos nas escolas públicas.
Na década de 80 frequentámos escolas primárias públicas e muitos de nós nos recordamos de nos recusar-mos a usar “aquelas casas de banho”, pois encontravam-se sempre muito sujas.
Estamos absolutamente desiludidos! Passados 30 anos, verificamos agora que os nossos filhos estão a passar exatamente pelo mesmo. Ouvimo-los constantemente dizer: “eu não vou àquelas casa de banho!...Tenho nojo…”
Durante 30 anos, o Ministério da Educação não mobilizou esforços para resolver esta situação?
Será que as crianças têm menos direitos que os adultos?
Se formos a um Centro de Saúde / Unidade de Saúde Familiar, a limpeza e higienização das instalações sanitárias são mantidas por funcionárias de uma empresa contratada para esse efeito. As Assistentes Operacionais têm outras funções que não essas. Em muitos outros ministérios e órganismos do Estado, também acontece o mesmo e as condições higiosanitárias das instalações sanitárias destinadas ao público melhoraram muito ao longo dos últimos 30 anos.
Porque é que essa situação não se verificou também nas escolas públicas, nas instalações sanitárias destinadas às crianças?
Todos os anos nos deparamos com a falta de Assistentes Operacionais nas escolas. Torna-se pois impossível que o reduzido número de Assistentes Operacionais numa escola básica de 1º ciclo, consigam assegurar a vigilância das crianças na hora do recreio e manter uma permanente limpeza das instalações sanitárias, durante esse período de maior afluência, de modo a que qualquer aluno possa utilizar condignamente esses sanitários.
Solicitamos a intervenção do Estado na resolução deste assunto, que já se arrasta neste país, desde o século passado.

Esta petição foi criada em 01 novembro 2013