POR UMA MERECIDA HOMENAGEM AO PROFESSOR EDUARDO CALISTO AMARAL

Para: Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, presidente da Assembleia de Escola da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, presidente da Assembleia de Freguesia da Ribeira Seca e presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca

Durante vários anos o professor Eduardo Calisto do Amaral coordenou uma equipa de professores que foi pioneira na integração da Escola da Ribeira Seca com a comunidade onde esta se inseria.
De entre as inovações introduzidas, a título de exemplo, destacamos as Festas Anuais Escolares, as marchas de São João quando a Vila não as fez e a construção de uma “piscina” para a aprendizagem da natação. Digno de registo foi, também, a cedência das instalações da escola, sem exigências formais, a um grupo de jovens para a prática da atividade desportiva.
Atendendo a que:
1- Não aceitamos que o patrono da nossa escola seja um professor que teve uma passagem fugaz pela mesma;
2- O senhor professor Eduardo Calisto Amaral foi diretor da Escola da Ribeira Seca durante muitos anos;
3- O senhor professor Eduardo Calisto Amaral, pelo seu trabalho, dedicação e maneira de ser marcou profundamente os seus alunos e pela sua facilidade em se relacionar com os outros granjeou a simpatia da comunidade que tão bem soube servir.

Nós, antigos alunos daquela escola, pais de alunos da mesma, moradores da Ribeira Seca e Vilafranquenses espalhados pelos quatro cantos do mundo, vimos apelar a Vossas Excelências para que revejam a imponderada deliberação tomada há alguns anos, atribuindo o nome de Eduardo Calisto do Amaral à escola do primeiro ciclo da Ribeira Seca.

Os primeiros signatários:

- Teófilo José Soares de Braga