Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Queremos a nossa Força Aérea Portuguesa novamente no combate aos incêndios!

Para: Sr. Presidente da Assembleia da República, Sr. Presidente da República e Sr. Primeiro Ministro de Portugal.

******** PETIÇÃO JÁ ENTREGA NO VERÃO DE 2016 E DISCUTIDA NA AR EM MARÇO DE 2017******

******************************** NOVA PETIÇÃO SOBRE O MESMO TEMA :*****************************************

Queremos a nossa Força Aérea Portuguesa novamente no combate aos incêndios! II

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT85971

Desde os meus tempos de adolescente que me questiono acerca do motivo da nossa Força Aérea Portuguesa (FAP) ter estado muitos anos e ter-se mantido depois arredada, até aos nossos dias, do combate directo aos incêndios florestais…
É claro que a FAP chegou mesmo a operar o Lockheed C-130H Hercules com o sistema MAFFS de combate a incêndios (houve tripulações que chegaram a executar 30 descargas num só dia!) e os helicópteros Alouette AL III nos anos 80 e 90, mas não é disso que se trata agora nesta Petição Pública.
Há mais de 20 anos ponderei mesmo escrever uma carta ao Chefe de Estado Maior da Força Aérea… o que não veio infelizmente a acontecer… 20 anos depois, vendo que tudo continua como antigamente, decidi pedir a ajuda aos cidadãos nacionais para tentarmos conjuntamente colocar quando possível a nossa Força Aérea Portuguesa de novo no combate aos incêndios!
Não é nada do outro mundo, pois as Forças Aéreas de Espanha, Grécia, Croácia e até mesmo de Marrocos estão envolvidas directamente no combate aos incêndios há décadas também com os famosos Canadair/Bombardier CL-215, CL-215T e CL-415 que os Governos Portugueses desde 1974 nunca ousaram comprar para a nossa FAP!
Atendendo ao valor, sobretudo humano que uma Instituição como a Força Aérea Portuguesa dispõe, manifesto por este meio o meu mais profundo desejo como cidadão que tal ramo das nossas Forças Armadas volte a combater directamente o flagelo dos incêndios que nos assola.
Um país com as nossas dimensões ao nível económico e geográfico como o nosso não pode nem deve dar-se ao luxo de não envolver de forma mais directa tão importante Instituição ao serviço de Portugal!
  1. Actualização #2 Encerramento

    Criado em terça-feira, 20 de Junho de 2017

    PETIÇÃO JÁ ENTREGA NO VERÃO DE 2016 E DISCUTIDA NA AR EM MARÇO DE 2017 NOVA PETIÇÃO SOBRE O MESMO TEMA: Queremos a nossa Força Aérea Portuguesa novamente no combate aos incêndios! II http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT85971

  2. Actualização #1 Reunião plenária da AR. 29.03.17 ás 15:00

    Criado em segunda-feira, 20 de Março de 2017

    Expresso o meu agradecimento e reconhecimento a todos que apoiaram o movimento cívico "Queremos a nossa Força Aérea Portuguesa novamente no combate aos incêndios" e informo que no próximo dia 29 de Março, às 15 horas, irá ser debatida na reunião plenária da Assembleia da República, a petição para o regresso da Força Aérea Portuguesa (FAP) ao combate aos fogos florestais (Petição n.º 165/XIII), pelo que convido todos os cidadãos nacionais a assistir a este debate. Solicito também a partilha desta informação em todas as redes sociais, de modo que tão importante assunto não passe despercebido. Ao ter encerrado a recolha de assinaturas para a petição acima referida https://l.facebook.com/l.php… minha obrigação novamente agradecer aos mais de 32.000 portugueses, que subscreveram a mesma. De referir que só foi possível chegar a este significativo número de subscritores, pelo empenho de todos aqueles que querem acabar com o “estado a que isto chegou”, i.e. manter a nossa Força Aérea afastada do combate aos incêndios florestais. Odivelas 19 de Março de 2017, Jorge Pereira



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
35.046 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.