Petição Regresso da Pediatria ao Hospital de Abrantes

Para: Ministro da Saúde; Presidente da Assembleia da República

Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Ministro da Saúde

Há cerca de um ano, a URGÊNCIA e INTERNAMENTO DE PEDIATRIA foram deslocados do Hospital de Abrantes para o Hospital de Torres Novas.

Ficaram em Abrantes os internamentos de NEONATOLOGIA e URGÊNCIAS E ORTOPÉDICAS PEDIÁTRICAS com a lotação de 4 camas.

A Urgência de Pediatria no Hospital de Torres Novas está integrado numa URGÊNCIA BÁSICA, isto é, SEM apoios de Anestesia, Cirurgia e Ortopedia. Todos estes serviços são apoios ESSENCIAIS em situações de URGÊNCIA, podendo fazer a diferença entre a VIDA e a MORTE de uma criança.
Os PEDIATRAS de ABRANTES, preocupados com esta situação, pediram pareceres técnicos ao COLÉGIO DE PEDIATRIA DA ORDEM DOS MÉDICOS E À COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, que fortaleceram esta opinião, reforçando a importância de a PEDIATRIA permanecer integrada numa instituição onde haja estas especialidades.
Da mesma forma, de acordo com o projecto da CARTA HOSPITALAR para a tipologia dos Hospitais como o CHMT (Hospital B1), está prevista uma URGÊNCIA MÈDICA CIRÙRGICA ÚNICA (a funcionar em Abrantes) que inclui a URGÊNCIA MATERNO Infantil.

Os abaixo-assinados não conseguem entender nem aceitar os interesses que determinam e mantêm esta situação que consideramos de GRAVE PERDA DE SEGURANÇA PARA A CRIANÇA/ADOLESCENTE e solicitam a V. Exias. a reapreciação do assunto e a sua resolução para bem dos utentes.

Esta petição foi criada em 18 março 2013