Petição Por um Serviço Público de Qualidade Não ao esvaziamento do Hospital de Barcelos

Para: Exmo. Sr. Presidente da República; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro Ministro; Exmo Sr. Ministro da Saúde; Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretivo da ARS do Norte; Grupo Parlamentar do PSD.; Grupo Parlamentar do PS.; Grupo Parlamentar do CDS/PP.; Grupo Parlamentar do PCP; Grupo Parlamentar do BE; Grupo Parlamentar Os Verdes; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Esposende; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municip

O Hospital de Barcelos serve cerca de 155 000 pessoas de Barcelos e Esposende, tem cerca de 120 camas, 500 trabalhadores, admite 5191 internamentos/ano, efectua 73120 urgências, realiza 70862 consultas externas e 42776 exames de imagiologia, assiste a população nas mais importantes especialidades médicas e cirúrgicas e tem em serviço contínuo de 24 horas a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) que muito tem ajudado a salvar vidas.
Nos últimos anos tem-se assistido a um processo gradual mas sistemático de desclassificação do Hospital de Barcelos, traduzido no fecho ou transferência de serviços para outras unidades de saúde, nomeadamente para o Hospital de Braga.
Paralelamente, e em simultâneo com estas medidas, tem a população de Barcelos sido confrontada com o anúncio de que está em curso o processo de entrega do Hospital à Misericórdia de Barcelos, processo esse que, a acreditar nas continuas e sistemáticas declarações do seu Provedor estará para muito breve.
Nós abaixo-assinados, preocupados com esta situação não poderemos deixar de responsabilizar, desde já, todos aqueles que, por acção ou omissão, estejam a ser cúmplices deste atentado a Barcelos e exigimos a manutenção do Hospital Santa Maria Maior no Serviço Nacional de Saúde, como serviço público de todos e para todos.

Esta petição foi criada em 11 março 2013