Petição Autorização de estacionamento na Av. Almirante Gago Coutinho

Para: Câmara Municipal de Lisboa

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,

Nas últimas semanas, na Av. Almirante Gago Coutinho entre os nº 58 e nº 166 tem-se verificado que a Polícia Municipal tem procedido a inúmeros bloqueios de viaturas por estas se encontrarem em cima do passeio. É certo que segundo o ARTº 49º nº 1 f) do código da estrada não é permitido o estacionamento em passeios.
Mas, neste troço de 1,8Km apenas estão instaladas empresas, não existindo qualquer comércio ou serviços. As pessoas que se deslocam aqui fazem-no maioritariamente de carro e vêm para trabalhar.

Não temos qualquer outra alternativa de estacionamento sem ser no passeio, pois não existem ruas perpendiculares onde se possa estacionar. Existem apenas dois parques de estacionamento neste troço, junto ao nº 100 e 650m a norte, junto ao nº 137 que contam com, sensivelmente, 40 lugares cada, para distribuir pelos colaboradores de 50 empresas existentes no local. Estes parques estão repletos de viaturas abandonadas e funcionam também como depósito de veículos. O passeio existente tem 6mts de largura, o suficiente para permitir o estacionamento de viaturas e sem impedir a circulação de peões.

A avenida é extremamente insegura pois tem fraca iluminação e são poucos os peões que a percorrem. São sucessivos os assaltos a pessoas e veículos. Os colaboradores das diversas empresas, no fim do dia trabalho, têm de se deslocar de noite, a pé, muitas vezes mais de 500mts para se dirigir à sua viatura, não se cruzando com ninguém.

Este troço da avenida para se tornar pedonal necessitaria de iluminação directa nos passeios e de presença policial constante.

Face ao exposto anteriormente, os abaixo-assinados solicitam:

A colocação de sinal de parque de estacionamento autorizado com indicador de posição autorizada para estacionamento, que nos permitam estacionar em cima do passeio nas mesmas condições em que é feito no resto da mesma avenida entre o nº 1 e o nº 59.

Esta petição foi criada em 31 janeiro 2013