Petição "Lares da terceira idade e animais domésticos"

Para: Assembleia da República e Presidente da República

Muitas pessoas de idade vivem em suas casas com os seus animais, mas infelizmente devido a problemas de saúde têm de ir viver para lares, e não os podem levar. A separação é sempre um problema, deixando os idosos deprimidos, pois a maior parte das vezes não têm com quem deixar o seu animal, e é deprimente não poderem continuar com a única companhia que têm. Nos E.U.A existem lares para a terceira idade com animais de companhia e na impossibilidade de os funcionários dessas instituições estarem sempre ao pé das pessoas, o animal é muitas vezes o último companheiro na hora da morte.

Porque é importante esta petição? Exmos Deputados da Assembleia da República e Presidente da República de Portugal: Temos muitas pessoas idosas que vivem com os seus animais de estimação, sendo as únicas companhias que dão alegria e felicidade a estas pessoas. Infelizmente por motivos de falta de saúde, chega a hora em que não podem continuar nas suas casas, sendo forçadas a irem viver para lares. Nestas alturas as suas vidas ficam mais amargas e têm de se separar das suas únicas companhias, com quem vivem e partilham alegrias e tristezas. Não faz sentido que não possam continuar a usufruir da presença dos seus amigos. É neste sentido que apelo aos Deputados da Assembleia da República e ao Presidente da República de Portugal. Acredito que atitudes positivas no âmbito social contribuem para uma melhor qualidade de vida emocional. Eu penso muitas vezes que também caminho para a velhice (o que é normal e bom) e se há quem nos faça companhia é o nosso animal de estimação.

Esta petição foi criada em 28 dezembro 2012