Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para a criação de Unidades de Apoio para Doentes com Distúrbios Alimentares.

Para: Presidente da República, Dr. Cavaco Silva, Deputados da Assembleia da República, Ministro da Saúde, Dr.Paulo Macedo e Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Dr.Pedro Mota Soares.

Tendo em conta que em Portugal, o problema dos distúrbios alimentares ainda é desconhecido ou ignorado por uma grande fatia da população. Não há uma identificação prévia deste problema, não existe uma prevenção adequada e respectivo acompanhamento que faça com que haja uma diminuição do agravar das consequências numa doença que causa não só graves problemas de saúde, de sociabilização e de integração, bem como de vergonha e a problemas psicológicos de enorme dimensão, afectando não só o paciente, bem como família e amigos. A criação de Unidades de Apoio exclusivas para Doentes com este tipo de distúrbios em cada capital de distrito, (podendo posteriormente haver extensões de acordo com as necessidades), e cujo os objectivos seriam estes:

Fazer sensibilizações acerca dos distúrbios alimentares e suas consequências dentro da sociedade civil.

Constituição de uma equipa para cada unidade, que tenha definidas as áreas de psicologia ou psiquiatria, nutrição e clínica geral.

Que promova debates, seminários e colóquio que envolva especialistas na matéria.

Promover uma comissão que englobe esses mesmos especialistas de modo a formar conhecimento científico sobre o assunto.

Criar condições para um programa de voluntariado, ou os voluntários para esse mesmo programa iriam servir de “padrinhos” em relação ao paciente com distúrbio alimentar, ajudando não só na auto-estima, bem como no acompanhamento essencial.

Desmistificar a questão de género que acarreta este tipo de doença, porque já foi comprovado que tanto homens ou mulheres podem ser afectados, fazendo com que haja descriminação desnecessária.

O custo destas unidades não iria ser dispendioso, se houver uma redistribuição dos meios existentes de modo a proporcionar a identificação, promover a prevenção e o tratamento e erradicação de uma doença que tinha em 2009, uma taxa de mortalidade de 10%.
Esta petição pede que haja um estudo sobre o impacto dos distúrbios alimentares na população, sobre a integração das unidades de apoio no SNS, e o eventual impacto positivo na resolução desta problemática.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 02 novembro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
15 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.