Petição Contra o encerramento da Escola Primária de Palaçoulo -II-

Para: Assembleia da República

" MANIFESTO

A presente petição é uma forma de indignação contra a extinção da escola de primeiro ciclo de Palaçoulo, uma vez que esta decisão evidencia um profundo desconhecimento da realidade educativa e da dinâmica sociocultural local.
Com efeito a perda desta valência pública implica a mobilidade de crianças com 6/7 anos de idade, em transportes públicos com elevado estado de degradação sem oferecer condições de segurança para crianças desta idade e cujo trajecto em muitos casos, ronda os 55minutos.
Estas crianças acabam por passar muito tempo fora de casa, quando todas as recomendações pedagógicas aconselham, um apoio efectivo dos encarregados de educação no seio familiar, pondo em causa o sucesso escolar dos alunos.
Acresce ainda lembrar, a importância que as industrias e o comércio tem na vida económica e social nesta freguesia, muitas vezes dada como " o oásis do nordeste transmontano", pelos variados meios de comunicação social, RTP, SIC, TVI, Porto Canal, vários rádios, imprensa escrita entre muitos outros.
Sendo neste momento a única aldeia do concelho de Miranda do Douro a apresentar um acréscimo demográfico significativo, uma vez que aumentou cerca de um quinto da população, passando de 440habitantes (censos 2001), recorde-se que Águas Vidas era à data anexa de Palaçoulo, para 554 Habitantes (resultado provisório dos Censos 2011).
Salienta-se que se trata da aldeia mais industrializada do distrito de Bragança com um numero significativo de industrias exportadoras, as quais dão emprego a muitas pessoas da localidade e de localidades vizinhas, muitas destas, jovens casais em idade de ter filhos, assim encontram mais um motivo para adiar esse desejo. A acompanhar o aumento da população e sem a perca da instituição escolar, prevê-se um aumento da natalidade e por sua vez de mais alunos nos próximos anos.
Tratando-se de uma das poucas localidades sem desemprego, esta escola presta um grande serviço aos alunos, pais/encarregados de educação e as próprias entidades empregadoras, uma vez que a assiduidade do trabalhador sofrerá um revês com a perca desta escola.
Além do exposto, salienta-se que o Município e a Junta de Freguesia edificaram uma nova estrutura, com excelentes condições, criaram um refeitório onde actualmente se servem refeições aos alunos, vendo agora todo esse esforço inutilizado. Recorde-se que no passado dia 27 de Abril foi aprovado por unanimidade, uma monção na Assembleia Municipal de Miranda do Douro, contra o encerramento da escola.
Conscientes de que este pedido se fundamenta no exercício de uma cidadania empenhada e participava, os signatários, esperam de Vossa excelência a tomada de medidas com a urgência que a situação justifica, no sentido da permanência da escola de Primeiro Ciclo de Palaçoulo, de maneira a não escoar o " ultimo oásis em Trás-os-Montes." "
Manifesto do abaixo-assinado contra o encerramento da escola primária de Palaçoulo.

Esta petição foi criada em 17 maio 2012