Petição SIM, à Consulta Aberta no Hospital do Fundão.

Para: População do Concelho do Fundão em especial e do País no geral

SIM, à Consulta Aberta no Hospital do Fundão.

O Movimento Cívico DAR Fundão não concorda com a hipotética transferência da atual consulta aberta para o centro de saúde do Fundão e defende a manutenção da complementaridade na oferta de serviços do hospital da cidade.

É com base nas notícias recentemente veiculadas, em que começa a estar em risco a atual Consulta Aberta, que a DAR Fundão decidiu promover esta Petição Online.

A possibilidade de encerramento de um serviço que surgiu na cidade, como forma de responder aos protestos da população, na altura, contra o encerramento das Urgências no Hospital do Fundão, é por nós considerada como “mais uma forte machadada nos serviços de saúde prestados à população do concelho do Fundão”.

Com efeito, apesar de não se ter evitado o encerramento, as múltiplas ações de protesto que varreram o país e, também dinamizadas localmente pela Assembleia de Freguesia do Fundão, obrigaram o governo e as ARS a desdobrarem-se na elaboração de protocolos que contemplavam importantes concessões. Recorde-se que a funcionar no Hospital do Fundão entre as 8h e as 20h, a consulta aberta inicialmente previa o serviço até às 24h sendo este “cortado” para as 20h sem qualquer razão plausível.

Infelizmente quem gere o país e a saúde desconhece, ou faz por desconhecer, a realidade do interior e de um concelho envelhecido, com recursos já por si escassos que com esta decisão irá aumentar ainda mais as dificuldades quem cá vive ou faz por viver.

A DAR Fundão pretende, com esta Petição Pública Online, adotar uma medida de protesto e prevenção contra mais esta tentativa de amputação de um serviço de saúde à população do Fundão, uma preocupação que resulta da intenção do ACES- Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira pretender transferir para o centro de saúde do Fundão, um serviço que funciona nas instalações do hospital. Esta Petição depois de recolher um significativo número de assinaturas será entregue à Junta de Freguesia do Fundão para que esta a possa encaminhar para todas as entidades competentes.

A DAR Fundão convida todos os Fundanenses e em especial todos aqueles que percebem o que é viver no Interior do País a associarem-se a esta Petição afirmando assim: “SIM, à consulta aberta no Hospital do Fundão”.

A todos o nosso Bem-Haja.

Movimento Cívico DAR Fundão

Esta petição foi criada em 26 março 2012