Petição Situações Reais

Para: Instituto dos Registos e do Notariado

Este foi uma exposição que coloquei ao ExºSenhor Presidente do IRN

Desde já peço desculpa pela exposição infra. Mas acontece que todos somos humanos, com emoções, com sentimentos e com capacidades de superação que também chegam ao seu limite. E nesta circunstância temos necessidade de colocar cá fora o que já não cabe por dentro.

Não pretendo com este escrito dar forma a qualquer espécie de denúncia concreta ou originar alguma situação de prejuízo para quem quer que seja, daí o facto da omissão de nomes.

Pretendo sim, fazer chegar ao Instituto dos Registos e do Notariado e ao seu Presidente uma realidade, esta, orada através da minha voz (em forma escrita), e que é a voz de muitos outros funcionários dos serviços, inclusivamente de todos os meus colegas da Conservatória onde exerço funções, e que ao longo do tempo instauraram um “pacto de tolerância e de silencio colectivo”, por medo de retaliações, perante situações de dano, diria mesmo moral, gerados por parte de alguns (não todos) superiores hierárquicos (conservadores) de quem nos encontramos à mercê para efeitos de avaliação no âmbito do SIADAP, o que por si só nos fragiliza a nós oficiais dos serviços, em alturas em que pretendemos expor as nossas razões, os nossos motivos. O facto de alguns destes conservadores sentirem que têm a “faca e o queijo na mão”, por si só, dá a esses profissionais dos serviços, um poder que, julgo, ultrapassa os limites daqueles que a lei lhes confere, para com aqueles que eles próprios intitulam de “seus funcionários!”. Quando refiro que a minha voz é a voz de muitos outros colegas, sobressai aqui o conhecimento que se vai tendo aquando as inúmeras acções de formação que se vão frequentando, e que, claro está, de entre uns colegas para os outros, de conservatórias distintas, se vão ouvindo relatos e comentários revoltados direccionados para aqueles que se dizem seus superiores hierárquicos. Estes, a quem deveria ser exigida uma formação intensiva na área de Gestão de Recursos Humanos, e porque não, (a titulo de gracinha, se me for permitido), uns testes psicológicos para atestar e validar as suas competências psíquicas enquanto lideres de um grupo. Se um conservador tem alguma espécie de défice neuronal, o funcionário do serviço não tem de pagar por isso.

FACTO:
Existe por parte de muitos daqueles que são designados elementos de chefia, revelações de conduta abusiva manifestadas sobretudo por comportamentos, palavras, posturas, configurações de atitudes reiteradas de desrespeito, alterações de voz (onde só não ouve quem não quer), actos, gestos escritos…, condutas estas direccionadas para os designados “subordinados”, e que ferem, que se traduzem em danos à personalidade, à dignidade, ao respeito e à integridade física e psíquica da pessoa, valores estes legítimos a todo e qualquer ser humano.
Há que ser implementado o respeito e preservação dos direitos da personalidade, sem qualquer tipo de violação dos mesmos. Muito embora o Conservador (superior hierárquico) do serviço se faça usar, legitimamente, do seu poder directivo, este, jamais pode deixar de resguardar os direitos da personalidade daqueles que com ele colabora no exercício das suas funções, ou seja, dos oficiais dos serviços, sob pena de afrontar o principio da dignidade humana destes. Pelo contrário, deve sim propiciar um meio ambiente de trabalho sadio, onde todos possam desenvolver as suas actividades normalmente, colaborativamente, com ânimo, com motivação, com incentivo, e sem qualquer revolta, preservando-se assim um equilíbrio físico e mental saudável que se faz por demais necessário para um qualquer bom desempenho das funções profissionais e para a vida. Sim, porque temos vida fora das paredes dos edifícios onde exercemos as nossas actividades profissionais.

Estamos em vias do começo de um novo ano.

Eu, em meu nome e em nome de todos os meus colegas oficiais do IRN, que vivem situações diárias semelhantes às acima descritas, faço um Apelo a esse Instituto: Para um ainda melhor funcionamento dos serviços, para o bem da saúde de todos: EDUQUEM OS CONSERVADORES, ENSINEM-NOS A LIDERAR NÃO COM AUTORIDADE MAS COM SABEDORIA.

Citação de Yogi Raman: “Liderança não consiste na gestão de coisas, e sim no desenvolvimento das pessoas”.

Esta petição foi criada em 20 janeiro 2012