Petição Taxis com valor justo

Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro Ministro

Proponho a alteração de preços dos taxis (carros de praça) portugueses, de acordo com uma tabela que regulamente os níveis de segurança dos seus utentes, relacionado com os sistemas de segurança passivos e activos de cada viatura.

Não compreendemos como é que o valor da bandeirada associada a uma viagem seja de igual montante quando vamos confortavelmente instalados e seguros no automóvel com 5 ou menos anos, quando comparado com o mesmo tipo de serviço praticado por um carro de praça com 15 ou mais anos de idade, sem airbags, sem suspensões adequadas, e sobretudo sem sistemas de segurança adequados ao Século XXI.
Pelo exposto, propomos que seja regulamentado o conceito de taxis "baixo custo", para quem prescinde da segurança e conforto, e taxis normais para todos aqueles que apresentem sistemas de segurança activos e passivos, mapeados com 4 estrelas do EURONCAP.

Atentamente,

Os signatários