Petição Fim do Imposto de Circulação para veículos que já não circulem na via pública

Para: Toda a população em geral

Caros concidadãos,

Venho apelar a todos os que lerem esta petição que a assinem caso a achem justa. Pretendo acabar com a exploração que é feita com os veículos em fim de vida, ou sejam os veículos que vão para abate. Os veículos que entregamos para abate e pelos quais os as empresas exploradoras do ramo nos pagam uns miseros 20 a 100 € são muitas das vezes posteriormente vendidos às peças com lucros para essas ditas firmas.

Eu se quiser vender o meu carro às peças, vou ter que pagar o imposto de circulação do mesmo até aos 30 anos de existência do veículo. Ora não me compensa. Os centros de abate só aceitam os veículos completos.

Proponho que eu e todos nós portugueses ainda sejamos donos do que é nosso. Que possamos dar baixa de um carro, sem o ter que entregar (tal como acontece noutro países da Europa, por exemplo na Alemanha) e possamos posteriormente fazer com ele o que quisermos (menos andar com ela na via pública é claro).

Trata-se de um bem pessoal que já não é utilizado para os fins a que se destinava e que pretendemos dar baixa, tal como se dá baixa do seguro, por exemplo.

O meu carro ainda tem alguma valor, mas como não estou interessado em recuperá-lo, só tenho a possibilidade do abate para me livrar do Imposto de circulação.

As empresas de abate exploram as pessoas que têm por exemplo um carro no valor de 4000 € mas que não querem investir 1000 € ou mais para que o veículo passe na inspecção e, como tal, oferecem-nos miseros 20 a 100 € para abate. O problema é que abate deveria ser o desmantelamento total do veículo, mas não, as peças usadas irão ser vendidas com lucro para as empresas. Ora as empresas não dão um valor justo pelo veículo, é tudo medido pela mesma "bitola", ou seja, tanto dão por uma carro com 40 anos com por um carro com 10 anos de idade.

Isto é exploração, queremos dar o fim ao nosso carro livremente, sem o constrangimento de ter que pagar o Imposto de circulação de algo que já não circula na via publica. Quero manter o direito de manter o meu veiculo com peça de museu ou para vender às peças sem ter que pagar imposto de algo que já não circula.

Se não pretendo o abate e não pretendo recuperar o veículo, devo ter o direito de mantê-lo sem circular e sem pagar imposto de circulação.

Se és da mesma opinião, agradeço que assinem.

Esta petição foi criada em 21 setembro 2011