Petição Julgamento: Caso BCP - Condenação severa

Para: Interesse Social

NOTA DE INTERESSE SOCIAL

Processo: 7327/07.9TDLSB (Caso BCP)
ARGUIDO: Jorge Manuel Jardim Gonçalves
Julgamento: 24 de Outubro/2011

Na sequência da Queixa – Crime apresentada á Procuradoria-Geral da Republica em 2004 por HERMENEGILDO GOMES DE ABREU FERREIRA, sobre a má gestão do Arguido Sr. Jorge Manuel Jardim Gonçalves, no Banco Comercial Português, cujos fundamentos foram alertados por escrito directamente Arguido e ex - Presidente do BCP no ano 2000. Considerando os graves crimes cometidos desde 1999, nomeadamente falsificação de documentos, falsificação de contabilidade, informação falsa á CMVM e ao Banco de Portugal, entre outros, informa-se o seguinte:

Através do Oficio nº. 3951/2011, foi comunicado pelo Gabinete do Exmo. Senhor
Procurador-geral da Republica que a Matéria denunciada no § anterior foi objecto de
acusação deduzida em Junho de 2009, no Processo 7327/07.9TDLSB do Departamento de investigação e Acção Penal de Lisboa.

As irregularidades apresentadas na Queixa-Crime poderiam reverter a favor de Hermenegildo Ferreira, segundo comunicação por ofício ao próprio pela CMVM.
Também o Conselho Geral da Ordem dos Advogados comunicou a Hermenegildo Ferreira que “pela complexidade e pelo interesse no assunto, a exposição está sob cuidada análise”.

No pretérito dia 12 de Agosto foi remetido para o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, 8ª Vara, um Requerimento com 32 paginas, que anexava provas de facto com mais 22 paginas, solicitando ao Excelentíssimo Senhor Juíz de Direito a reparação de qualquer irregularidade bem como uma punição exemplar do Arguido Sr. Jorge Manuel Jardim Gonçalves em coautoria com o Ex.-Administrador Dr. Alípio Dias, sendo também Peticionado uma indemnização divididamente documentada no montante de 115.118,627,58 €, com a intenção de grande parte a ser doada para Instituições de Solidariedade Social.

Não se pode permitir levar pessoas à mais completa destruição, até porque o Arguido Sr. Jorge Manuel Jardim Gonçalves nem o BCP não são constitucionalmente dotados de fé publica ou de melhor fé que os lesados, pelo contrário, devendo ser sancionados exemplarmente com sanções proporcionais e dissuasoras, incluindo pena privativa da liberdade.

Hermenegildo Ferreira

“ (Diário Económico
Banca 2007-05-11
Cliente pede indemnização de 115 milhões ao BCP