Petição Uma Fatia do Bolo: por um Portugal + justo e + democrático

Para: Assembleia da República

Esta é uma DECLARAÇÃO/PETIÇÃO de RECUSA da pobreza extrema e da desigualdade social no distrito de Viana do Castelo, em Portugal e no Mundo.

Decidimos* escrever esta Declaração tendo na mente e no coração as pessoas que sofrem com a terrível humilhação e o peso insuportável da pobreza e da exclusão social e com um claro objectivo: dar o nosso contributo para a alteração da realidade económica e social vivida por milhões de pessoas. Esperamos que esta nossa Declaração chegue aos mais altos representantes políticos e que a compreendam, interiorizem e reajam em conformidade com o sentimento nela expresso.

Temos a dizer o seguinte:

a) Queremos e exigimos uma verdadeira distribuição da riqueza, através de uma verdadeira justiça social. A luta contra a pobreza não tem nem pode ter nada a ver com caridade ou solidariedade; tem a ver com justiça, equidade e estabilidade económica e social! Não é admissível a brutal desigualdade de rendimentos entre a população. O BOLO não pode continuar a ser dividido desta forma. O BOLO tem de chegar para TODOS. TEMOS O DIREITO E O DEVER DE NÃO SERMOS POBRES! TEMOS O DIREITO A SER FELIZES, SEM POBREZA!
b) A política deve ter como principal objectivo proporcionar uma vida digna a TODOS os seres humanos; este objectivo está longe de ser cumprido, inclusivamente em Portugal. Temos de melhorar a nossa democracia, através da eliminação da injustiça, da corrupção e da indignidade. Numa verdadeira Democracia são eleitos os melhores da sociedade para representarem e defenderem TODOS, e com base no seu mérito, ética e qualidades profissionais e humanas. A Democracia tem de ser transversal a toda a sociedade, desde o Governo, Assembleia da República, Tribunais, até á mais pequena organização ou associação. TEM DE SER ASSIM PARA QUE A DEMOCRACIA DE FACTO FUNCIONE!
c) Temos de garantir uma vida melhor a TODOS os cidadãos, independentemente das suas diferenças e capacidades (etnia, cor da pele, incapacidade física ou mental, qualificações, origens sociais...). Colectivamente temos de garantir a dignidade dos cidadãos menos competitivos. SÓ O BEM-ESTAR COLECTIVO PODE GARANTIR O BEM-ESTAR INDIVIDUAL!
d) Portugal não vai continuar a ser um dos países mais desiguais, mais atrasados e mais pobres da União Europeia... porque nós não queremos e não iremos permitir. Temos todas as condições para sermos um país mais rico e desenvolvido, com maior produtividade e competitividade. Temos uma longa História enquanto povo e não nos podemos resignar. Não podemos perder a nossa identidade colectiva e desmancharmo-nos perante as dificuldades. NÃO PODEMOS PERMITIR UM PORTUGAL DESPREZADO NA UNIÃO EUROPEIA!

Infelizmente, as actuais sociedades ainda estão presas a modelos retrógrados e atrasados do século XIX e XX, assentes no crescimento económico e em ideologias fracassadas. Já estamos no século XXI e precisamos de novas formas de desenvolvimento económico e social, e não apenas de crescimento. Temos de considerar TODOS os seres humanos, e não apenas alguns, e temos de considerar os ecossistemas, a biodiversidade e a saúde da TERRA.

Está muito por fazer e por enquanto poucos são os que compreendem a urgência e que se dispõem a contribuir.

Por isso precisamos de TI.
Junta-te a nós e assina esta Declaração/Petição (para que não pertenças á “maioria silenciosa” que, no fundo, permite que tudo continue na mesma).

* Alunas do 12º Q do curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Monserrate; GAF; APPACDM; REAPN Viana Castelo e muitos outros...

ASSINA!

POR UM PORTUGAL JUSTO E MODERNO – POR UM PORTUGAL SEM EXTREMA POBREZA