Petição A Favor da Abstenção nos Próximos Actos Eleitorais

Para: Povo Português

Razões para a abstenção nas próximas eleições Presidenciais:

1-Todos os candidatos à Presidência da República prometem coisas que estão fora do alcance dos seus poderes constitucionais ou fora da sua esfera real de influência social ou económica (exemplo: "quando eu for Presidente irei galvanizar os empresários no sentido de fazer crescer o país"...ok, tragam as injecções de adrenalina).

2-Os Presidentes (tal como os Reis, diga-se...) passam a vida a falar uma linguagem encriptada que se situa algures entre o Português arcaico e certos textos místicos ancestrais, o que revela que não têm nada para dizer. Os discursos realizados nas comunicações ao país, em ocasiões como o dia da Implantação da República ou do 25 de Abril apenas são memoráveis por terem alguma hipótese de aparecerem nalgum CD de relaxamento e de indução hipnótica do sono.

3-Os Presidentes, tal como os demais órgãos de soberania (Governos, Parlamentos, etc.) têm ignorado Portugal em função dos seus interesses politiqueiros.

4-Em boa verdade, todos nós sabemos que nenhum Presidente realmente se preocupou com os interesses da classe média, dos desfavorecidos, das minorias, das crianças, dos idosos, dos animais não humanos. Ou seja, nunca qualquer Presidente (nem qualquer Rei) alguma vez foi capaz, em Portugal, de enfrentar os interesses instalados em favor de quem mais trabalha e dos mais desprotegidos e sem voz. E se alguma vez isso sucedeu, tal se deveu mais a um feliz acaso do que a uma prioridade genuína.

5-Presidentes da República e Governos mantêm de forma ciclica uma relação de trabalho que se encontra sempre subordinada ao jogo eleitoral e económico e nunca aos interesses reais do país. Novamente, sempre que alguma excepção ocorre, não será mais do que mera coincidência.

6-Vivemos num país onde: o défice é enorme; onde o crecimento económico é raquítico; onde as grandes obras públicas têm prioridade sobre as renovações das infra-estruturas que realmente servem os cidadãos; onde as escolas são fechadas; onde os SAP se encerram sem que as suas alternativas sejam explicadas; onde cada gestor público ganha dezenas de milhares de contos todos os meses do ano (mais dois extra) que são pagos pelos nossos impostos; onde os grandes escândalos políticos, económicos e sociais são invariavel e deliberadamente ignorados ou obliterados pelo sistema de justiça; onde os idosos vivem ignorados ou mal tratados pelo nosso sistema de saúde e pelos próprios familiares; onde os professores foram desautorizados; onde a polícia vive à beira de um ataque de nervos permanente (muito mais impotente do que se julga); onde a instilação de valores foi substituida pelo primado da competição mais mesquinha e impiedosa; onde uma empresa como a RTP recebe 104 milhões de euros pagos todos os anos por nós nas nossas contas mensais da EDP (é só ver na factura: "contribuição audiovisual"); onde a mesma RTP passa a vida a promover a agenda dos vários Governos; onde a mesma RTP passa a vida a promover espectáculos bárbaros e cruéis como sejam as corridas de touros; onde o sistema bancário gera lucros astronómicos que, nem por isso, são reabsorvidos pela economia real; onde os sindicatos amam-se mais a si mesmos do que os interesses dos trabalhadores; onde se compram submarinos com a mesma leviandade de quem acabou de comprar uns brinquedos no "Toys R Us"; onde os processos de formação e, sobretudo, de derrube dos vários Governos são realizados em função dos interesses eleitorais da própria Presidência e seus acólitos e não em função dos interesses dos Portugueses; onde Presidentes da República e titulares de outros órgãos de soberania nada se importam de auferirem ou de virem a auferir de uma série de pensões de reforma astronómicas que se acumulam umas às outras; onde empresas de consultadoria são contratadas pelo Estado e bem pagas com os nossos impostos para que possam averiguar sabe-se lá bem o quê; onde os tão estimados deputados se atribuem a si mesmos por via legislativa uns bem merecidos susbsídios de reinserção na vida profissional para que quando abandonam o parlamento possam regressar com todo o conforto possível aos seus "piquenos" escritórios de advogados, empresas públicas, etc.

7-Os órgãos de comunicação social são participantes activos neste jogo de "faz-de-conta-que-estamos-extremamente-preocupados-com-o-país" quando, na realidade, apenas se preocupam com as suas receitas publicitárias e inserção nas teias do poder. Dentro da mesma lógica, os Governos só se preocupam com votos e negociatas. Dentro da mesma lógica, os Presidentes apenas se preocupam com os seus votos, palavras de influência e gigantescos EGOS.

8-É por isso, de todo o interesse para estes poderes que os cidadãos votem. Mas não se esqueçam: as Presidenciais, bem como as legislativas têm a mesma importância real que a gripe das Aves.
Ou seja: NULA.

9-Por isso, se já não acredita mais no fim do mundo por causa da doença das vacas loucas, se já não acredita mais nos nitrofuranos, no bug do ano 2000, na gripe das aves, nem sequer na gripe suína (e muito menos no fim do mundo em 2012 profetizado pelos Maias), então faça um favor a si próprio e a Portugal: NÃO VOTE.

10-Tentarão convencê-lo de que a abstenção é um atentado à democracia. Nada disso: trata-se apenas de um acto de indiferença e de desamor. Pense bem: você ama assim tanto estes indivíduos?

UM DIA OS POLÍTICOS TERÃO DE NOS SUBORNAR PARA NOS DARMOS AO TRABALHO DE VOTARMOS NELES. NESSE DIA A JUSTIÇA SOCIAL ESTARÁ, FINALMENTE, REPOSTA.

TAMBÉM NÓS, POVO, TEMOS A LEGÍTIMA AMBIÇÃO DE SERMOS SUBORNADOS (MAS ATENÇÃO: ESTAMOS AQUI A FALAR DE CORRUPÇÃO A VALER E NÃO DE UMAS VARINHAS MÁGICAS OU DE UNS MICRO-ONDAS...)

PORTUGUESES:
ATÉ LÁ, POR FAVOR, TENHAM CORAGEM E DETERMINAÇÃO, PERMANECENDO NO VOSSO SOFÁ.
ABSTENHAM-SE E PENSEM QUE O VOSSO SOFÁ É MUITO MAIS VOSSO AMIGO DO QUE QUALQUER PRESIDENTE DA REPÚBLICA ALGUM UM DIA O PODERÁ SER.

Esta petição foi criada em 01 junho 2010