Petição Dia Nacional da Poupança - 5 de Julho de 2010

Para: Assembleia da República, Governo, População em geral

Este texto pretende ser um manifesto para apelar à poupança. Numa época em que tanto se fala da crise orçamental e da dívida pública, em que o desemprego aumenta e a capacidade de “protecção social” do Estado diminui, corremos o risco de pensar que nada está nas nossas mãos. Mas isso não é verdade. Todos nós podemos fazer um pouco. A primeira coisa será mostrar a quem nos governa que estamos atentos. Quanto a coisas práticas, impõe-se uma mudança de hábitos e essa mudança terá de passar pelo regresso a uma cultura de poupança nas nossas finanças pessoais, equilibrada com todos os gastos normais. Muitos economistas dizem que deveríamos preocupar-nos em poupar de 5 a 10% do nosso salário (podemos fazê-lo em depósitos a prazo, PPR’s, certificados de aforro, seguros de capitalização e outros). É evidente que todos temos a consciência da dificuldade deste compromisso (tantas vezes o salário mal dá para fazer face às despesas), mas também temos a noção de que muitas outras não o fazemos por despreocupação. Serve esta petição para apelar à mobilização de todos em mostrar a quem nos governa que nos unimos em prol do bem comum e DAMOS O EXEMPLO. Sim, porque o nosso Estado continua a acreditar que a poupança se consegue apenas à custa de todos quantos trabalham e ganham baixos salários cobrando simplesmente mais impostos…Mantém-se as regalias imorais da classe política e gestora, avançam com investimento público sem critério e depois, pede-se ao Povo que se “chegue à frente”. O Povo chegar-se-ia à frente se visse do outro lado o reconhecimento dos sacrifícios de todos e a vontade verdadeira de começar de uma vez por todas a cortar desde cima (reformas por inteiro dos deputados ao fim de 8 anos de serviço, acumulação dessas reformas com remunerações noutros cargos, acumulação de reformas, subsídios de integração na vida activa, motoristas particulares, despesas de representação e tantos outros exemplos). Para que se possa pedir sacrifícios é necessário terminar com estas situações de grande injustiça.

Assim, Dia 5 de JULHO, dia Nacional da Poupança…inicie esse hábito, coloque uma parte do seu salário numa conta poupança, inicie um PPR, compre certificados de aforro…mas poupe alguma coisa. Acima de tudo, por si e para dar um sinal de que estamos todos conscientes e pedimos moralidade a quem nos governa.

Assine e divulgue!

Esta petição foi criada em 11 maio 2010