Petição por melhor transporte em Lavra-Matosinhos. Basta Resende!

Para: Resende S.A; STCP; CM Matosinhos ou outra entidade competente.

No extremo Norte do concelho de Matosinhos encontra-se uma Vila, que não é tão pequena quanto isso, mas que parece esquecida por tudo e todos, Lavra.

Muitos habitantes em Lavra usufruem da benesse que é ter carro particular, outros, porém, limitam-se a usufruir do serviço disponibilizado pela RESENDE através da linha 104, que liga Lavra a Matosinhos e Porto. Só quem tem o “prazer” (ironicamente falando) de pagar 1,40eur e usufruir do serviço disposto pela RESENDE, é que pode verificar a falta de condições, tanto a nível de veículos como de horários, que a empresa tanto insiste em manter. Camionetas a deitar fumo, como já não se via desde que se deixou de utilizar a locomotiva a carvão; número de passageiros a exceder exponecialmente o permitido por lei; suportes de segurança arrebentados e soltos; condições de higiene bem abaixo do aceitável; camionetas a passar 10min antes ou 30min depois do estipulado nos horários; a partir das 20:00h existirem duas camionetas apenas; e poderia continuar a descrever aquilo que os Lavrenses, ou qualquer outro Matosinhense, passam só porque não têm possibilidade de manter uma viatura particular. Muitas vezes me questionei: “Porque é que as autoridades competentes não regularizam a situação? Queixas não devem faltar.”
Parece inexplicável que em pleno século XXI se verifique tal situação. Contudo há uma explicação simples, o facto da RESENDE ser a única empresa a disponibilizar a ligação entre Lavra e Matosinhos. Tendo o monopólio desse itinerário, a RESENDE pode-se dar ao “luxo” de não renovar a frota ou melhorar as condições de transporte.

Outra empresa que, apesar de melhores condições de transporte, não se preocupa minimamente com os utentes de Lavra é a STCP. Visto que ao eliminar a linha 45 e criar a linha ZA (Zona de Angeiras), oferece aos Lavrenses a ligação Lavra-Freixieiro. Não percebo qual a utilidade ou benefício para a empresa/utentes trás a ligação Lavra-Freixieiro. E qualquer um pode verificar que o autocarro viaja apenas com o condutor de um lado, para o outro.

HÀ coisa de um ano atrás, a título pessoal, contactei o Provedor do Cliente da STCP, e sugeri a criação de uma linha STCP que efectuasse a ligação Lavra-Matosinhos, visto que com o passe Andante os utentes usufruiam também do Metro, passados 3 ou 4 meses lá fizeram o favor de me responder, dizendo que tal não seria possível pois não poderiam alterar as linhas. Contudo apresentaram-me uma solução: apanhar o ZA em Lavra, ir até Freixieiro e apanhar o 601 até Leça da Palmeira, e então apanhar o 507 que me levaria direitinho à CM Matosinhos (ou centro). Agradeço o esforço que fizeram em procurar uma solução.

Acontece que, tal como eu, muitos estudantes têm que se deslocar de Lavra até Leça da Palmeira, Matosinhos ou Porto para as suas Escolas, ou idosos que tenham que se deslocar aos Hospitais, e são obrigados a pagar por um serviço decadente e desumano, ou, caso não queiram andar de RESENDE, sempre têm a hipótese de apanhar 3 autocarros STCP. É ou não é ridículo?!

Com esta petição e tomada de posição quero mostrar que nem todas as pessoas “comem e calam”. E peço a todos os Lavrenses, Matosinhenses, pessoas que partilham da mesma opinião, indignação que eu, pessoas que achem por bem lutar pela dignidade humana e contra a inacção, que subscrevam esta petição.
Esta petição será entregue às entidades competentes, de modo a que:
- A RESENDE melhore as condições de transporte, assim como os horários;
- A STCP crie uma ligação Lavra-Matosinhos.

Esta petição foi criada em 01 maio 2010