Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição PRESIDÊNCIAIS: NEUTRALIDADE DO PS, em nome da UNIDADE DO PARTIDO, a liberdade de consciência e de voto e dos interesses de Portugal

Para: Secretariado e Comissão Política Nacional do Partido Socialista

"PRESIDÊNCIAIS: NEUTRALIDADE DO PS, em nome da UNIDADE DO PARTIDO, a liberdade de consciência e de voto e dos interesses de Portugal"

Nós, militantes do PS, apelamos aos órgãos nacionais do nosso partido para que adoptem UMA POSIÇÃO NEUTRAL em relação às eleições presidênciais de 2011.

Lançamos este apelo, em nome da UNIDADE DO PARTIDO e dos interesses de Portugal. Unidade de que o PS precisa, para levar por diante os compromissos eleitorais assumidos e retirar Portugal da crise que vive.

Portugal precisa de um PS uno e coeso e não de um PS fracturado por opções presidênciais e objectivos pessoais. Portugal precisa de um Presidente da República que seja um factor de unidade nacional e não um presidente de facção, um presidente de todos os portugueses e não o presidente duma pretensa "esquerda" contra uma pretensa "direita".

O país precisa de um Presidente da República e não de um "Presidente primeiro-ministro", com um programa de governo "poética e ideologicamente alternativo", um Presidente da República que seria um contrapoder e um factor de instabilidade e exerceria uma presidência de chantagem sobre o partido e o governo.

A liberdade de consciência e de voto, tantas vezes reclamada por alguns para contrariar as opções do PS, tem de ser a mesma nas eleições presidenciais e não pode nem deve ser uma arma de chantagem sobre o PS.

As eleições presidênciais não podem nem devem ser a segunda ou terceira volta das eleições para Secretário-geral do PS, não podem nem devem constituir motivo de "révanche" para derrotas internas e não podem nem devem servir para questionar, à posteriori, a legitimidade dos órgãos do PS e do seu Secretário-geral, democraticamente eleitos pelas bases do partido.

Em nosso entendimento, o apoio do PS a candidatos que tenham perdido eleições internas será um grave erro. A legitimidade eleitoral popular eventualmente adquirida virar-se-á rapidamente contra a legitimidade dos órgãos do PS.

Não somos pró ou contra algum candidato, que se perfile ou se venha a perfilar para as eleições Presidênciais de 2011, mas achamos que a menos que haja um nome consensual dentro do partido que seja um elemento unificador de todos os militantes e a estes mobilize o PS não deve tomar posição.

Numa eleição uninominal, pessoal e apartidária, como é a eleição do Presidente da República, a posição que propugnamos honra as tradições de liberdade do PS, mantém a sua autonomia política e estratégica, respeita a LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA dos cidadãos e serve o interesse nacional.

Saudações socialistas,

Umberto Pereira Pacheco – Militante n.º 13065 – Secção: Alcabideche
Filipe Barroso – Militante n.º 115365 – Secção: Agualva-Cacém
Sandro Paulo Figueiredo Pires – Militante n.º 112111 – Secção: Carcavelos
Maria José Lopes Capucho – Militante n.º 37337 – Secção: Évora
Daniel Almeida – Militante n.º 70615 – Secção: Agualva-Cacém
Debora Antunes – Militante n.º 94859 – Secção: Agualva-Cacém

P.S. - Todos os peticionários que não se identificarem com o número correcto do seu cartão de militante e com a secção respectiva serão excluídos.
Sendo apenas uma petição dos militantes do PS e para o PS os que não forem e/ou não se identificarem como sendo militantes e membros deste partido também serão excluidos.
Apelamos aos membros da JUVENTUDE SOCIALISTA que não forem membros do PS para que não assinem esta petição.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 20 abril 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
19 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.