Petição BARRAGEM DO FUNCHO – linha de Muito Alta Tensão, Esta bonita zona está em perigo!

Para: Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente

BARRAGEM DO FUNCHO – linha de Muito Alta Tensão, ESTA BONITA ZONA ESTÁ EM PERIGO!!!!!!!!!

A história da linha de Muito Alta Tensão, em tempos contestada pela população de Vale Fuzeiros, ainda não acabou. O traçado da linha de 400/150 kV de
Portimão -Tunes já foi alterado várias vezes até agora.A proposta da última alteração encontra-se agora em consulta pública. O processo pode ser consultado na Câmara Municipal de Silves e nas Juntas de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines e de Silves, até dia 20 de Maio.

O corredor apresentado na última consulta pública de Fevereiro de 2009 e que TEVE A CONCORDÂNCIA DA POPULAÇÃO DA ZONA DA BARRAGEM DO FUNCHO - Aldeia do Funcho de Diante foi DE NOVO ALTERADO.

Porquê ???????

A linha de Muito Alta Tensão foi agora deslocada mais para norte, ultrapassando as últimas cumeadas que estão à volta da albufeira da Barragem, na margem esquerda, passando por cima do núcleo turístico UOPG2 e das 3 únicas habitações desta zona.

Do traçado de 2009, os apoios de AP 55/54 até AP62/61 foram deslocados +/- 500m para norte para junto da linha de água, dentro da Zona de Protecção das Albufeiras do Funcho e do Arade, definida no Plano de Ordenamento das Albufeiras de Funcho e Arade (POAFA)
Dentro desta Zona de Protecção são proibidos quase todos os usos e actividades que se possam imaginar, mas esqueceram-se de proibir a instalação de uma linha de muito alta tensão.

Uma zona turística de grande valor está em perigo! Esta zona já tem um projecto para um hotel em fase de apreciação de viabilidade de construção na CMS e 3 casas habitadas. Apoios de 65 m com o transporte de 400/150 kV vão desfigurar a natureza na zona envolvente do núcleo turístico.

Em geral, será proibido o tráfico motorizado à volta da barragem. Só serão permitidos neste caminho pedestres, bicicletas e cavalos. Motivo pelo qual
a Via Algarviana escolheu o caminho marginal da albufeira do Funcho para ligar Silves a S.Bartolomeu de Messines
Será que o Ministério do Ambiente não vai proibir que este caminho seja ladeado por uma linha de muito alta tensão ?

Funcho Village – Empreendimentos Turísticos, Lda. O POAFA permite a construção de um hotel na zona da antiga Aldeia do Funcho.
A sociedade Funcho Village comprou a aldeia e apresentou já na Câmara de Silves o respectivo pedido de viabilidade de construção

Será que este projecto vai avante com uma linha de muito alta tensão a passar-lhe por cima? Será que o “interesse concelhio” deste projecto - vai criar emprego e desenvolver uma nova região turística - foi tido em consideração?

A linha passa a 200 m de 3 casas habitadas e do possível hotel.
O Estudo de Impacte Ambiental afirma que o projecto foi feito tendo em consideração as condicionantes do POAFA e também do centro de reprodução do lince ibérico ( na Herdade da Santinha a cerca de 800 m do traçado da linha de 2009, que foi agora deslocada ).
Será que a vista panorâmica do lince ( ? ) tem mais valor que a do ser humano ?

Em 2003 a zona envolvente da barragem foi completamente estragada pelo incêndio florestal que ocorreu. As 3 casas e a antiga Aldeia do Funcho foram salvas pelos helicópteros dos Bombeiros. Com uma linha de muito alta tensão por cima (os apoios têm uma altura de 65 m) isto deverá ser impossível no futuro.
Teremos que passar a contar apenas com a protecção dos Deuses

1.O Estudo de Impacte Ambiental relativo a esta nova proposta de traçado está a ser objecto de consulta pública, para eventual aprovação pela Agência Portuguesa do Ambiente.
2.O Plano de Ordenamento das Albufeiras do Funcho e Arade está em vigor desde o passado dia 22/11/2008.
3.O Centro de Reprodução do lince ibérico é uma intervenção operacional do Ambiente.
Será que o AMBIENTE não consegue conciliar melhor todos os “seus interesses” , inclusive o do SER HUMANO ?

Precisamos da Vossa ajuda para esta luta.
Escreva uma carta ao Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, Apartado 7585, 2611-865 AMADORA, (antes do dia 20 de Maio) ou envie um e-mail e nós encaminharemos.
[email protected]

Peça a deslocação dos apoios AP56/55 até AP62/61 para a posição do traçado de 2009
O Resumo Não Técnico pode ser consultado no site www.apambiente.pt.
Estudo de Impacte Ambiental completo está disponível na Câmara Municipal de Silves.

Esta petição foi criada em 16 abril 2010