Petição Em defesa do Parque Nacional Peneda-Gerês

Para: Senhor Ministro do Ambiente , Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional

Muitos factores têm ameaçado o Parque Nacional Peneda-Gerês. Nos últimos anos multiplicaram-se as agressões sobre a fauna e a flora.
Aspectos como a desflorestação, os fogos, as alterações estruturais e fisico-químicas dos cursos de água, o excesso de pesca, a caça furtiva, a presença de gatos e cães vadios e a pressão de um turismo crescente e desordenado fazem parte dos principais factores de ameaça, causando graves consequências para o equilíbrio paisagístico e ambiental do mesmo.
Estes acontecimentos ocorrem devido à insuficiente vigilância e fiscalização no Parque.
Assim, vimos solicitar a Vossa Excelência que proceda às diligências necessárias, a fim de ser evitada a destruição deste nosso rico Património.

Esta petição foi criada em 16 novembro 2009