Missa Tridentina em Lisboa

Para: Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel do Nascimento Clemente

Eminentíssimo Senhor Dom Manuel Clemente, Cardeal de Lisboa

No ano de 2007, o Papa Bento XVI concedeu aos fiéis católicos de rito romano o direito a pedirem ao seu Bispo a participação na Santa Missa tal como era celebrada antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, isto é, pelo Missal Romano de 1962, promulgado pelo Papa João XXIII, hoje Santo.

Por isso, a fim de responder à necessidade espiritual que sentimos, e que em Lisboa não tem sido atendida por nenhum sacerdote em plena comunhão com a Igreja Católica (nem poderia sê-lo doutro modo), humildemente pedimos a Vossa Eminência que façais celebrar publicamente ao menos uma Missa por semana, aos Domingos, segundo esta forma extraordinária do rito romano, na Diocese que vos foi confiada.

E pedimos esperançados que sejais vós mesmos a celebrar esta Missa, vós que sois o pai espiritual de todos os cristãos de Lisboa, e que o façais na vossa sé catedral, na igreja que é mãe de todas as igrejas do Patriarcado.

Ademais, faremos muito gôsto que esta Missa seja sempre solene: com o auxílio de diácono e subdiácono; com os tradicionais gestos, alfaias e vestes litúrgicas, aspersão da água benta, e incenso; e inteiramente cantada em latim, em canto gregoriano, com côro polifónico e órgão de tubos.

Assim, certos do vosso zelo evangelizador, encomendamo-nos à vossa solicitude pastoral,
e, seguros de que a vossa atitude - qualquer que ela seja - será a melhor para as nossas almas,
encarecidamente pedimos que vos digneis conceder-nos a vossa bênção apostólica,
  1. Actualização #2 Supressão

Criado em sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

A Missa Cantada pelo Reverendíssimo Padre Doutor Armindo Borges na Igreja do Santíssimo Sacramento foi suprimida. O Reverendíssimo Sacerdote celebra actualmente na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires a Missa rezada em Português, todos os dias às 10h30, excepto ausências estivais e pós-natalícias (pedir informações na Paróquia).

2. Actualização #1 Oportunidade

Criado em domingo, 12 de Abril de 2015

Caros Amigos, Surgiu a oportunidade de o Sr. Padre Armindo Borges celebrar semanalmente a Santa Missa Dominical na Forma Extraordinária do Rito Romano na Igreja do Santíssimo Sacramento, no Chiado, em Lisboa, no actual horário ao 12h15 em que costuma celebrar pelo Missal de Paulo VI em Latim e com Canto Gregoriano. Para tal se concretizar, deveremos manifestar o nosso desejo junto do Prior da Paróquia dos Mártires, o Sr. Cónego Armando Duarte. Um dos fiéis interessados, o Sr. Paulo Saraiva, está reunindo uma lista de nomes a fim de formalizar este pedido. Peço a todos os interessados que entrem em contacto com ele: Email: pablo.plm@live.com Facebook: https://www.facebook.com/pabloleemusica Telefone: 915 610 750 Creio que esta é uma grande oportunidade que Deus nos faculta; aproveitemo-la! Com os melhores cumprimentos, O autor da petição "Missa Tridentina em Lisboa"

Missa Tridentina em Lisboa, para Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel do Nascimento Clemente foi criada por: Grupo de fiéis.