Petição Contra o fim das Taxas Moderadoras dos Bombeiros Voluntários

Para: Presidente da República; Primeiro-Ministro; Assembleia da República; Ministério da Administração Interna

Com a nova legislação, que entrou em vigor no domingo, os bombeiros ficam isentos do pagamento de taxas moderadoras apenas «nas prestações de cuidados de saúde primários» (consultas nos centros de saúde) e, «quando necessários em razão do exercício da sua atividade, em cuidados de saúde hospitalares».
Anteriormente, os bombeiros estavam isentos do pagamento das taxas moderadoras em todos os atos médicos, incluindo consultas e exames.
Esta situação trata-se de um “sinal inequívoco” de que a classe não está a ser reconhecida pelo trabalho que presta.
“A atividade de bombeiro comporta riscos, mas não temos a garantia de saúde por parte do Governo”, já que com a nova legislação, os bombeiros passam a ter que pagar exames médicos.
"O governo português exige aos bombeiros voluntários que tenham níveis mínimos de disponibilidade”, mas que, por essa exigência, “nada dá em troca”.
“Qualquer dia teremos que pagar para ser bombeiros", que "um cidadão só é bombeiro voluntario pela enorme vontade de o ser, já que o saldo do exercício deste ato cívico é unicamente favorável ao governo, que tudo exige e nada retribui aos que voluntariamente desempenham uma atividade que é da sua inteira responsabilidade assegurar".
Foram impostas aos bombeiros voluntários "300 horas de serviço mínimo sem nada em troca” e que "a única regalia transversal a todos os bombeiros voluntários portugueses" é a isenção do pagamento de taxas moderadoras.
"O governo faz tábua rasa do único benefício que era dado aos bombeiros em reconhecimento pelas missões de proteção e socorro", que são “da responsabilidade do Estado que em caso de falta dos voluntários terá uma maior despesa”, Não podemos nos esquecer que "a isenção das taxas moderadora não é uma regalia, é um direito" e "se os voluntários saírem para um incêndio e se magoarem têm seguro, mas se fizermos uma emergência pré hospitalar e contrair-mos uma lesão teremos que recorrer às urgências e suportar os custos".

ESTÁ NA HORA DE DIZER BASTA

SOMOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS POR OPCÇÃO DE VIDA