Petição Não extinção da Cooperativa Alvrágua CRL - Cooperativa de Prestação de Serviços de Fornecimento de Água ao Domicílio em Alvre (Paredes)

Para: Assembleia da República

Em Alvre, freguesia de Aguiar de Sousa em Paredes, o fornecimento de água ao domicílio é efectuado há muitos anos por uma Cooperativa - a Cooperativa Alvrágua CRL.
Esta Cooperativa constitui-se com a necessidade fornecer água potável às pessoas da aldeia, uma vez que a junta de freguesia se viu incapaz de o fazer. Neste momento existem cerca de 150 associados da cooperativa com água em suas casas.
Agora, ao fim destes anos todos de trabalho não remunerado da Cooperativa, e apesar da água ser devidamente analisada e certificada pelo DPM, o "estado" e a Câmara Municipal de Paredes querem atribuir a cota de fornecimento de água à empresa de águas de Paredes, tal como já acontece em alguns locais.
Com isto, a água ficará muito mais cara e provavelmente de inferior qualidade. A nossa água vem directamente de 4 furos na serra, devidamente analisados e tratados no reservatório; não vem por tubagens ao longo de kilómetros entre diversas zonas do país.
A ideia desta petição é que a Assembleia da República permita preservar as cooperativas de fornecimento de água, desde que estas cumpram todos os requisitos, tal como a Cooperativa Alvrágua CRL.

Esta petição foi criada em 12 julho 2011