Instalação de Ecoponto no Sarge

Para: Junta de Freguesia Sta. Maria, S.Pedro e Matacães, Câmara Municipal Torres Vedras, SMAS Torres Vedras, ValorSul

O bairro abrangido pelo início da Rua da Escola e da Rua da Capela, Rua do Sossego, Travessa Familiar, Travessa da Borreca e Travessa da Fé, é constituído por mais de 30 habitações e é habitado por mais de 100 moradores.
Os ecopontos mais próximos estão localizados, um ao final da Rua da Escola junto ao entroncamento com a EN 115-2 a quase 500 metros, e outro a meio da Rua da Capela junto à Capela Nossa Senhora do Bom Jesus a quase de 300 metros de distância.

Por isso, os moradores vêem-se obrigados a percorrer distâncias significativas a pé com os resíduos recicláveis, ou terem que fazer a deslocação em automóvel quando os resíduos são de grandes dimensões. Mais, os dois ecopontos existentes encontram-se regularmente cheios, impedindo muitas vezes que se coloquem mais resíduos recicláveis.
Isto leva a uma fraca adesão à reciclagem, e resulta que os depósitos de resíduos domésticos se enchem rapidamente com resíduos recicláveis ou estes são simplesmente depositados na via pública, sendo que o serviço de recolha não consegue recolher adequadamente ou em tempo útil, com todos os problemas ambientais e de saúde pública que daí podem resultar.

Assim, nós moradores na Rua da Escola, Rua do Sossego, Rua da Capela, Travessa Familiar, Travessa da Borreca e Travessa da Fé, solicitamos a instalação de um ecoponto no bairro. Propomos várias hipóteses de localização, tendo em conta a abrangência de moradores, o espaço de instalação e de operação dos veículos para a recolha, e existência de depósitos de resíduos domésticos:
- no entroncamento da Rua da Escola, Rua do Sossego e Rua Arenes de Cima;
- ao início da Rua da Escola, dentro do recorte existente frente aos lotes nº 13 e nº 15;
- no entroncamento da Rua da Capela e Rua do Sossego.

Este ecoponto irá proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores e uma maior colaboração com os serviços de recolha dos resíduos, e no combate a potenciais problemas ambientes e de saúde pública.
Participam do abaixo-assinado, os proponentes abaixo

Esta petição foi criada em 13 março 2024