Petição a favor da construção/aquisição de uma Central de Camionagem para Ponta Delgada, com localização na zona sudoeste da cidade, designadamente na Rua de Lisboa

Para: Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Esta construção/aquisição aproveita um investimento privado, previsto para a Rua de Lisboa, que permite, em parceria, utilizar o rés-do-chão para instalar uma Central de Camionagem, com total respeito pela volumetria e cércea da edificação permitida pela Lei e pelo Plano Director Municipal, para aquela zona de Ponta Delgada.
A construção/edificação da Central de Camionagem com a sua localização preferencial permite satisfazer, por feliz acumulação, os vários interesses identificáveis que justificam a opção.
A sua existência e conforto satisfaz, em primeiro lugar, os utentes do transporte público inter-urbano, que diariamente entra e sai da cidade, mobilizando pessoas que não têm outros meios de locomoção.
A sua localização facilita a sua posterior mobilidade pedonal no centro da cidade, para efeitos de acesso aos seus variados destinos, ora por razões de saúde, educação, lazer e outros de índole comercial.
O investimento privado enriquece o impulso social e económico daquela parte da cidade, hoje desequilibrada, quando comparada com dinâmica da zona nascente da cidade, em matéria de novos equipamentos colectivos de natureza privada.
Admite-se ser do interesse público a racionalidade económica e financeira resultante da parceria entre a Câmara Municipal, que tem de assumir a responsabilidade de dotar a cidade daquele equipamento, e a iniciativa privada, que assim dá destino ao rés-do-chão do edifício que pretende construir.
Contra a racionalidade, a pareceria entre o público e o privado e a satisfação de necessidades colectivas, não podem prevalecer os interesses egoístas, de quem rejeita o progresso ou a vizinhança de empreendedores.
Estamos ao lado dos que necessitam dos equipamentos colectivos e sintetizamos o nosso pedido de apoio à aquisição e construção, daquela Central de Camionagem, motivando a autarquia a levá-la e efeito.

Esta petição foi criada em 12 março 2010