PETIÇÃO PARA O RECONHECIMENTO LEGAL DO DIA 30 DE SETEMBRO COMO O DIA NACIONAL DOS SECRETÁRIOS

Para: Secretários, Assistentes de Direcção e Administrativos

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.
Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.
Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".
Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimeno da profissão. Das atividades das associações, uma das consequências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da(o) Secretária(o)".
Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421 de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como "Dia da(o) Secretária(o)".
Ser Secretário, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessor e agente facilitador.
Num momento em que o sector do Secretariado aumenta a sua importância como mais-valia estratégica no seio das organizações, com evidentes reflexos no maior número de profissionais que prestam serviços nesta área, os peticionários deste texto e os demais signatários desta petição, consideram de vital importância a instituição do Dia Nacional dos Secretários, à semelhança do que já acontece em outros países como o Brasil.

Pelo exposto, vimos por este meio solicitar que a Assembleia da República reconheça legalmente o dia 30 de Setembro como o Dia Nacional dos Secretários.

Esta petição foi criada em 20 abril 2011