O objetivo desta petição é terminar com os estágios (extra) curriculares gratuitos; ou dar a continuidade dos mesmos, mas de forma remunerada.

Para: População em geral

As notícias sobre desemprego são muitas, as oportunidades cada vez mais escassas.
Todos nós temos consciência de que o mercado de trabalho na União Europeia dá sinais de recuperação, mas a realidade é muito clara. O desemprego de longa duração continua a aumentar de forma gradual e a situação dos agregados familiares com baixos rendimentos não melhorou.
À medida que o desemprego sobe ( já vai acima dos 15,5%) e os apoios aos desempregados vão sendo cortados, são cada vez mais os que decidem deixar Portugal e procurar melhores condições de vida - e trabalho – além fronteiras. Porquê? Porque infelizmente no nosso país muitas famílias continuam a passar por enormes dificuldades para encontrar um emprego.
Os tempos estão difíceis. Já o sabemos. "Mas de quem é a culpa"? Perguntam vocês. A resposta é mais do que evidente. É dos “nossos” governantes. Seres infames que provocaram o contexto mísero em que vivemos.
Muitos de nós, jovens, esforçamo-nos ao máximo, a todos os níveis, de forma a atingir os nossos objetivos, a nível pessoal e profissional.
Trabalhamos horas a fio; abdicamos da nossa vida social… para quê? Será que vale a pena?
Não há espaço no mercado de trabalho. Como é que é possível? Não há espaço para os jovens, mas há espaço para os formar, e oferecer-lhes no final da licenciatura um certificado direto para o desemprego.
Sim, porque o desemprego jovem continua a ser um flagelo negro da realidade em que vivemos.
Consideramos esta situação completamente ridícula. Mas mais ridícula é quando as instituições oferecem estágios não remunerados. É ofensivo para todos os estudantes que estão sujeitos aos mesmos.
Vivemos numa sociedade cada vez mais egocêntrica, onde o serviço prestado no Ensino superior não é de qualidade, não nos oferece possibilidades frutíferas.
O problema é de todos nós. Sim é. Mas também é desolador quando as instituições nos propõem estágios (extra) curriculares miseráveis e que, para aqueles que se “matam” 3 ou 4 anos a estudar (no que toca a licenciaturas) é deveras abusivo, nojento este tipo de “oferta”. Além de que retira toda a credibilidade das instituições, assim como a dignidade das nossas futuras profissões, e até de nós mesmos.
Infelizmente vivemos tempos difíceis. É a realidade do "vamos jogar ao cada um por si", corre quem pode e só ganha quem tem cunha, porque o mérito e a excelência já perderam toda a sua essência.

Muitas vezes questiono-me sobre:
Que alternativas tem o governo para reduzir o desemprego jovem?
Que tem o ministério da educação a dizer sobre isto?
Já agora, e os senhores reitores e presidentes dos politécnicos. O que têm, também, para nos dizer?
Precisamos de soluções urgentes para toda esta, nossa, realidade.

Esta petição foi criada em 08 outubro 2014