Petição Contra o “apagão” noturno no concelho de Gouveia

Contra o “apagão” noturno no concelho de Gouveia
Abaixo-assinado

Exmo. Sr Presidente da Câmara de Gouveia, Dr. Álvaro Amaro,

Os cidadãos abaixo-assinados vêm por este meio manifestar o seu desagrado pela situação de corte na iluminação pública noturna – o já denominado “apagão” – que vigora desde o início deste ano, em todas as freguesias do concelho de Gouveia.

Acreditamos que:

• A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, permitindo aos habitantes desfrutar, em segurança, do espaço público no período noturno.
• A iluminação pública ajuda a prevenir e é dissuasora da criminalidade.
• A falta de iluminação pública potencia a delinquência e a ocorrência de crimes, como se provou pelo aumento do número de ocorrências registadas desde que se iniciou o “apagão”.
• A iluminação pública é essencial a todos os que, por motivos de trabalho ou até de emergência, são obrigados a permanecer ou a passar pelas ruas do concelho durante o período do “apagão”.

Não tendo compreendido os motivos que levaram a este corte radical - mas aceitando que é necessário que haja poupança em todos os sectores da vida pública neste momento que o país vive - sugerimos que se tomem outras medidas de poupança nesta autarquia, que poderão até passar por cortes na iluminação pública, mas que não influenciem tão negativamente a qualidade de vida dos cidadãos deste concelho.
Conscientes de que este pedido se fundamenta no exercício de uma cidadania empenhada e participativa, os signatários exigem a reposição de níveis aceitáveis de iluminação pública, um bem perfeitamente justificado e que concorre em prol da qualidade de vida, da tranquilidade e da segurança a que qualquer cidadão tem direito.

Esta petição foi criada em 13 Abril 2012