Petição pela criação de estruturas de escalada indoor

Para: Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Almada; Câmara Municipal do Porto; Câmara Municipal de Odivelas; Câmara Municipal de Loures; Câmara Municipal da Amadora; Câmara Municipal de Oeiras; Câmara Municipal de Matosinhos; Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Câmara Municipal de Gondomar

A escalada é um desporto presente há mais de 30 anos em Portugal e deriva do alpinismo e montanhismo. João Garcia é o rosto do potencial que encerra nos portugueses de escalar montanhas e sermos dos melhores no mundo. Há escaladores de todas as idades, no entanto são desconhecidos porque os únicos locais de prática desde desporto encontra-se em montanha e falésias de Portugal zonas às vezes de acesso difícil. É, portanto, a grande dificuldade que esta actividade desportiva encara é a existência somente de zonas naturais em que possamos escalar, o que, sendo excelente não é suficiente. Há diversos momentos na nossa vida ou porque constituímos família ou por causa da meteorologia que nos sujeita a paragens por vezes prolongadas na prática deste desporto.
É isto que queremos mudar!
Queremos com esta petição criar espaços permanentes e fechados com equipamentos próprios para o efeito junto dos municípios.
Vemos no resto da Europa a quantidade de muros de escalada indoor em pavilhões desportivos fazendo deste desporto um dos mais visíveis, como é o caso de Madrid com 46 espaços fechados ou Berlin com 27. Escalada em Espanha é o quarto desporto mais visível, depois do futebol, automobilismo e motociclismo.
Este é um desporto como os outros e os muros são usados para treinos e para desenvolver técnicas e força que na rocha não é possível. É um desporto que também tem a vertente competitiva, mas apesar de termos excelentes atletas participantes em competições em Portugal verificamos que estamos a grande distância dos outros atletas internacionais, porque não temos as condições necessárias para melhorar e competir de igual para igual no estrangeiro.
Vemos no estrangeiro famílias inteiras a escalar em espaços interiores como os pretendidos e que depois vão praticar para os vários locais aos fins-de-semana e isso é uma forma de aproximar as novas gerações do ar livre e defender o ambiente. Não existem locais interiores com equipamento e esperamos que seja dada atenção a esta situação solicitando espaços criados para esta modalidade. Garantimos poder espalhar esta incrível modalidade por todos os jovens portugueses com benefícios claros.
Todas as infra-estruturas existentes são exclusivamente exteriores porque ao longo dos anos se decidiu investir nesses equipamentos que muitos estão com pouco uso e sem manutenção.
Todo o desenvolvimento do desporto depende dum investimento sério em equipamento. Com a quantidade enorme de locais disponíveis para esses equipamentos desportivos não consideramos que seja descabido tendo como comparação os encargos financeiros destinados ao futebol e outras modalidades mais visíveis.

Pedimos condições para esta modalidade, concedam espaços adequados!

Esta petição foi criada em 18 fevereiro 2011