Petição para a extensão do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, aos Sábados, até às 20:00 horas.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Leiria; Exmo. Sr. Vereador da Cultura da Câmara de Leiria

Fazendo jus aos direitos consignados pela cúpula do ordenamento jurídico nacional, maxime, a Constituição, em seu art. 52º e decorrente legislação ordinária, intenta cumprir a presente petição o desiderato de seus signatários, que se fixa, reiterando-se o supracitado: no prolongamento do horário de funcionamento da nossa Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, aos Sábados, até às 20:00 horas.

Fundamenta-se a ampliação da duração deste mediante a apresentação das seguintes considerações:

1- O seu fecho às 18:00 horas implica a cessação das actividades laboriosas de incremento da intelectualidade que se alcançam precisamente dentro do respectivo edifício. Os que por lá se encontram, tendo presumivelmente optado por render a tarde (amiúde, dia!) àqueloutras actividades, avistam destarte, em tempo precoce, sua concentração e possibilidade de continuação de absorção de conteúdos, interrompidos. Assenta-se na crença de que o aditamento das duas horas propostas potenciará, de forma significante (e sem onerar em demasia os funcionários) a produtividade dos laboriosos, sendo que de contrário e a manter-se o horário, pecará por prematuro o fecho, quedando os cidadãos sem possibilidade de máxima afectação do recurso, que satisfaz o interesse público de insigne valor, a cultura, que indubitavelmente se presenteia nessa biblioteca e, bem assim, impreterivelmente, lhes pertence;

2- Outrossim, não se deve menoscabar o facto de que, de Segunda a Sexta-feira, o horário de encerramento coincide em termos exactos com o que por esta via se propõe. A racionalidade de escolha deve ser criticamente decomposta pela acepção de que é no Sábado que, grande parte, senão mesmo a maioria, dos cidadãos do munícipe leiriense, mormente, trabalhadores, estudantes (em especial aos que, nos vários níveis de ensino, estudam fora de Leiria) e (por que não?) visitantes, nele se encontram, e, devenientemente, o único dia da semana no qual podem fruir das ofertas múltiplas que a Biblioteca contém, já que durante os Domingos esta se encontra encerrada, estando em manifesta e desnecessária desigualdade com os demais.

Vale por isto dizer que será por senso comum que se conclui, portanto, pela possibilidade de transferência de duas horas de um qualquer dia durante a semana (podendo, por exemplo, ser aferido com minúcia qual o dia menos solicitado) para o Sábado, senão mesmo pelo idílico, puro e simplesmente, adicionamento de duas horas às demais já hodiernamente disponíveis. Trata-se de uma questão de equidade, coadjuvando aqueles que apenas aos fins-de-semana (leia-se, ao Sábado) se podem dedicar, nesta nossa bela e rica Biblioteca, aos vários ramos do saber. Decorre do exposto, não a ostentação de um capricho para alguns, mas genuinamente do sentimento de ónus, de incremento e valorização da Cultura, meritória de todo o diligente esforço para sua idónea edificação, sendo esta apenas mais uma pedra para a ajudar a edificar, em uma cidade fantástica, mas que dela bem carece.

Esta petição foi criada em 29 outubro 2010