VIANA DO CASTELO "EM DEFESA DA PRAIA NORTE"

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo Ex.mo Sr. Presidente do Conselho de Administração Polis Litoral Norte Ex.ma Sra. Presidente da Assembleia da República

ABAIXO-ASSINADO - PETIÇÃO

PROGRAMA POLIS LITORAL NORTE | PRAIA NORTE |VIANA DO CASTELO

A Praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem e possibilitam o estacionamento para observar o mar, e acesso aos bares, restaurantes e apoios de praia.

Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local.

O espaço foi alvo de consideráveis investimentos recentes, nas duas últimas décadas, tendo-lhe sido conferidas qualidade ambiental, arquitectónica, urbanística e de segurança na utilização, preservando e potenciando as funções básicas de fruição balnear e de lazer para os Vianenses e turistas.

Foram executados sucessivos investimentos qualificadores, pertinentes, de apoio à prática balnear e à fruição ao longo de todo o ano, tais como mobiliário, equipamento, instalações para nadadores-salvadores e emergência médica, bares de apoio, estacionamento automóvel, estacionamento de bicicletas, parque infantil e biblioteca de praia (deitar tudo isto fora para que?...).

O espaço é ainda decisivo na dinâmica comercial de estabelecimentos de restauração e hotelaria.

Por tudo isto, a Praia Norte é hoje um dos poucos pólos de atractividade da cidade de Viana do Castelo ao longo de todo o ano.

É desconhecido, junto da população e dos seus representantes, o projecto de execução da requalificação agora tornada publica, de forma tipo facto consumado...

Desejamos a preservação da Avenida do Brasil (marginal da praia) e o seu Estacionamento, bem como o Aparcamento para os Estabelecimentos Comerciais existentes.

É essencial conhecer o destino do avultado investimento anunciado, de quase cinco milhões de euros, desconhecendo-se os eventuais impactos positivos para a cidade.

Deste modo, os cidadãos vianenses abaixo assinados, propõem uma nova avaliação de pertinência da intervenção de requalificação necessária, mas com um novo projecto divulgado previamente à discussão pública que deverá anteceder a aprovação, tendo em consideração a preservação da identidade do local e o seu potencial de dinamização ao longo de todo o ano, mantendo também a atual avenida marginal e o seu estacionamento, bem como o aparcamento suficiente para os estabelecimentos comerciais existentes.

Viana do Castelo, 18 de Fevereiro de 2015

O Movimento "Em defesa da Praia Norte"

VIANA DO CASTELO "EM DEFESA DA PRAIA NORTE", para Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo Ex.mo Sr. Presidente do Conselho de Administração Polis Litoral Norte Ex.ma Sra. Presidente da Assembleia da República foi criada por: Movimento "Em defesa da Praia Norte".
Esta petição foi criada em 22 Fevereiro 2015