Petição em defesa, salvaguarda e reabilitação do Alambor Primitivo Norte (Séc. XII) do Castelo Templário de Tomar

Para: Presidente da Assembleia da República, Primeiro - Ministro, Secretário de Estado da Cultura, Director do IGESPAR, Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Director da UNESCO – World Heritage, Presidente do Parlamento Europeu, Comissário Europeu da Cultura

- Português
Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro - Ministro
Exmo. Senhor Secretário de Estado da Cultura
Exmo. Senhor Presidente do IGESPAR
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tomar
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Tomar
Exma. Senhora Director da UNESCO – World Heritage
Exmo. Senhor Presidente do Parlamento Europeu
Exmo. Senhor Comissário Europeu da Cultura

No seguimento das obras de arranjo urbanístico levadas a cabo pela Câmara Municipal de Tomar da envolvente norte do Conjunto Imemorial de Tomar - Património da Humanidade -, foi destruído o alambor primitivo norte do Séc. XII do Castelo Templário de Tomar; um marco único a nível mundial da arquitectura militar medieval do Séc. XII.
As suas pedras, com quase 900 anos, foram retiradas e transportadas para um terreno baldio por trás do Convento de Cristo, onde se encontram abandonadas e desprotegidas, passíveis de serem facilmente furtadas.
Foi ainda iniciada, neste momento, a construção de uma parede de betão de 5m.

Os cidadãos a seguir assinados e identificados, vêm por este meio, requerer a Vossas Excelências a reformulação do mesmo, reintegradas as pedras retiradas, de acordo com as melhores práticas de restauro e conservação da arquitectura militar medieval do Séc. XII, com especial cuidado para a sua singularidade.
Garantindo a sua recuperação, manutenção e sustentabilidade a longo prazo.

Portugal, 28 de Agosto de 2011

Os Signatários,

- English
Madam President of the Portuguese Assembly
Hon. Portuguese Prime - Minister
Hon. Portuguese Secretary of State for Culture
Hon. Director of IGESPAR
Hon. Lord Mayor of Tomar
Hon. President of the Assembly City Hall of Tomar
Excellency Director General of UNESCO - World Heritage
Hon. President of the European Parliament
Hon. European Commissioner for Culture

Following the works of urban arrangements undertaken by the City Hall of Tomar at the northern surrounding of the Immemorial Set – World Heritage – of Tomar, the XII Century north alambor of the Templar Castle of Tomar was destroyed; a unique mark in the world of the XII Century medieval military architecture. The stones, with almost 900 years, were removed and transported to a vacant lot behind the Convent of Christ, where they are abandoned and unprotected, likely to be stolen.
Was also initiated, at the present, a construction of a concrete 5m wall.

The identified undersigned citizens, hereby, request Yours Excellencies as to promote the reconstruction and reinstatement of the stones removed, according to the best practices in restoration and conservation of medieval military architecture of the XII century, with special consideration to its uniqueness.
Ensuring its recovery, maintenance and long-term sustainability.

Portugal, August 28, 2011

The Undersigned,

«AVISO:
Esta Petição encontra-se também disponível em suporte papel, para Todos Aqueles que não têm ou não podem assinar via internet.
Ambos os suportes são válidos; contendo o mesmo teor, conteúdo e eficácia, e constituem um Todo.»

Esta petição foi criada em 28 Agosto 2011
2.362 Pessoas