Óculos só em ópticas

Para: Assembleia da Republica

Se não compramos colchões nas sapatarias, se não compramos carne nas livrarias, se não compramos sapatos nas pastelarias, ou telemóveis nos talhos, porque podemos comprar óculos de sol e /ou graduados em:

Quiosques
Farmácias
Bazares orientais ( vulgo chineses )
Hipermercados / supermercados
Papelarias
Boutiques
Relojoarias
Lojas de Roupa
Grandes Armazéns
Lojas de electrónica
Revistas (que vendem óculos por "apenas" mais "X" euros)

Centenas de casos são reportados anualmente nos hospitais e consultórios de oftalmologia por serem usados óculos de sol sem protecção de UV, e casos de correcção de dioptrias desajustadas que causam emetropias crónicas sem possibilidade de recuperação.

No caso dos óculos de sol, não basta que os mesmos tenham protecção UV. Muitos deles apresentam "lentes" feitas em "vidro martelado" cheias de imperfeições e aberrações com astigmatismos não controlados, apresentado até várias graduações na mesma lente e que deveria ser neutra.

No caso dos óculos graduados para leitura,e segundo uma normativa europeia não é permitido vender nas ópticas óculos pré-graduados com dioptrias inferiores a +1.00 dp. e superiores a +3.50 dp mas estes encontram-se á venda em qualquer bazar.

Pretendemos legislação e fiscalização que proíba estes estabelecimentos de comercializarem este tipo de material uma vez que se encontra totalmente fora da sua área de negocio e formação profissional. Sem legislação nem controlo por parte das autoridades competentes, trata-se de um atentado à saúde publica dos cidadãos, que incautos, são levados a cometer erros terríveis e muitas vezes irreversíveis. Basicamente é como estar doente e recorrer a um ajudante de veterinária para receber tratamento. ( Sem desprimor para estes profissionais ).
Obrigado pela mobilização, todos por uma saúde visual sã.

Esta petição foi criada em 09 julho 2015
1 203 Pessoas