Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Café Lisboa - É d'nôs tud

Para: Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

CONTEXTUALIZAÇÃO

A cidade do Mindelo e o seu centro histórico, a Morada, com destaque para a sua Rua de Lisboa, o seu centro nevrálgico, é um espaço com história, com tempo e com memória da vivência das suas gentes, mesmo as mais anónimas.

Pode-se dizer que os seus edifícios, os seus espaços abertos, como as praças e as pracinhas, as suas “pontas de esquina”ou os seus espaços restritos, como os bares e os cafés e as sedes dos clubes e as próprias barbearias, são lugares e referências importantes não apenas para convívio como manifestam uma certa forma de ser e de estar na vida.

O mindelense, que é dado ao convívio, habituou-se, por longo tempo, a espairecer-se “pôr boné” na Rua de Lisboa, cujos espaços como o Café Portugal e o KaTem, do lado esquerdo para quem vai em direcção ao Palácio, e, do outro lado da rua, o Café Royal e o Café Lisboa.

Desses espaços, desapareceu há bem pouco tempo o Café Portugal. O Café Royal, associado ao nome do Tchuna, seu proprietário por muitos anos, depois de muita luta, voltou a abrir as suas portas, e o Café Lisboa, esse, está em vias de desaparecer.

RAZÕES

Há pouco tempo, chega ao nosso conhecimento que querem fechar o Café Lisboa.
Fechar o Café Lisboa??? Como assim??? O Nosso Café Lisboa??? Mas porquê??? Nem dá para acreditar!!!
São as primeiras perguntas que vêm na nossa mente e na mente de todos os que passam diariamente pela rua de Lisboa – principal rua da Cidade – que mesmo não frequentando, sabem que está lá, para dar um Bom dia, ou então, as Boas Vindas a todos que por aqui (Cidade do Mindelo, São Vicente) passam.
E a resposta é: Simm!!! Está a decorrer um processo em que os novos senhorios, à semelhança do que ocorrera com o Café Portugal, querem, à viva força, recuperar o espaço Café Lisboa, não estando para meias medidas, usando, inclusive, estratégias, as mais absurdas, recorrendo-se, inclusive, aos tribunais, para correr com o inquilino e apropriar-se desse espaço e, assim, ampliar as suas actividades.
À parte de tudo, de volta ao Café Lisboa, sabem aquela palavra que é tão conhecida por ser característica dos habitantes desta ilha?! MORABEZA! Sim, esta palavra também define o “nosso” Café Lisboa.
Situada na principal rua da cidade do Mindelo, há 24 anos, o Café Lisboa é um espaço pequeno e aprazível de portas abertas para o burburinho da Rua de Lisboa, num edifício que faz esquina, de um lado, com a Rua Sá da Bandeira e, de outro, com a Rua Senador Vera-Cruz.
Um verdadeiro ponto de encontro de gerações, pessoas que por lá passam para conversar, trocar impressões, ouvir música – de muito boa qualidade, normalmente improvisações, ou então, presentes dos nossos artistas, nacionais e estrangeiros -, um espaço para nos inteirarmos dos acontecimentos da ilha, actualidades do país, a politica, economia, desporto, etc., onde cada um expõe a sua opinião em discussões acirradas – Chega a ser engraçado!!! É também um espaço para cantar, dançar – Sim, porque não dançar!? -, para divertirmo-nos. Ou então, simplesmente, para beber “aquele” cafezinho. De manhã, no meio da manhã ou à tarde, como preferirem. Diga-se de passagem, um dos melhores cafés de São Vicente, e há quem diga que é mesmo o melhor café de São Vicente, tirado pelas queridas Risó e Sidneia, sempre amáveis. Atenção!!! Elas já sabem qual o gosto de cada um. ?
Muitas vezes a gente se deixa ficar ali com a desculpa do tal cafezinho no meio da manhã, sentada a ouvir estas tais “discussões”, ou a ver o movimento das pessoas e carros – na correria do dia-a-dia – pela cidade do Mindelo.
Uffa!!! Café Lisboa também é vida!!!
Não podemos nos esquecer que o Café Lisboa também é um ponto de referência, não só para os habitantes da ilha, mas também das outras ilhas, figuras públicas nacionais e internacionais, artistas, professores, advogados, políticos, aposentados, turistas, emigrantes, etc. Estes últimos para contarem as suas aventuras em terras estrangeiras, ou então, para relembrarem, com nostalgia, os tempos áureos da cidade do Mindelo, da ilha de São Vicente.
Hoje em dia, chegam pessoas de todas as partes do mundo à porta do Café Lisboa e perguntam: É aqui o Café Lisboa??? Mas está fechado??? ?
A rua de Lisboa já perdeu tantos pontos de referências - cafés iguais à este - não queremos que perca mais um.
Agora uma frase típica do Café Lisboa, proferida diversas vezes pelo Dono, Sr. Alberto, à porta, perante a hesitação de alguma pessoa:
Entrem! Por favor, entrem! O Café Lisboa é de todos!!!

E porque o Café Lisboa é já ex-libris da cidade do Mindelo e da Rua de Lisboa, nós os abaixo assinados, apelamos ao bom senso e a um entendimento entre as partes, e à intervenção de quem de direito no sentido de se evitar o encerramento desse espaço, sob pena de se amputar uma parte das memórias da nossa cidade do Mindelo.


Escrito por Manuel Brito-Semedo e Krízia Carvalho



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 05 maio 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
251 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.