Contra a Construção de um Centro de Dados, próximo a moradias com população vulnerável (crianças, idosos e doente crónicos)

Para: Câmara Municipal de Machico

Recentemente, a comunidade local da freguesia de Água de Pena no sítio da Queimada de Cima, deparou-se com a informação preocupante: Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) apresentou na Câmara Municipal de Machico (CMM) um projeto para a construção de um Data Center, ou Centro de Dados, lado a lado com moradias de habitação permanente, junto à subestação de rede elétrica lá existente na Queimada de Cima.

Um centro de dados, pode ser definido, de uma forma simplista, como um computador gigante com uma capacidade de armazenamento e processamento de dados enorme.

Nesta petição, são apresentados os nossos argumentos contra essa construção e solicitamos o apoio de todos os moradores e cidadãos que não estejam de acordo com este tipo de empreendimento junto a moradias, habitadas ainda por cima com pessoas vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos.

- A instalação de centro de dados, pelas suas caraterísticas, consomem imensa energia gerando radiações excessivas, calor e ruídos, com influência direta na qualidade de vida dos moradores próximos.
Estas instalações tem por caraterística a libertação de gases ou poluentes atmosféricos devido aos sistemas de arrefecimento e geradores de energia, com alterações à qualidade do ar na área circundante e com consequências para a saúde respiratória de quem vive nas proximidades.

Não somos contra o desenvolvimento tecnológico, nem contra este tipo de empreendimento, desde que sejam construídos em locais próprios para o efeito.

Por todos estes motivos, pedimos que seja reconsiderado, por partes das entidades envolvidas, a localização deste centro de dados e que procurem alternativas que não afetem negativamente a comunidade.

Assine esta petição para proteger as nossas casas, a nossa população e a nossa qualidade de vida. Abrace esta causa como se consigo fosse. Assine! Agradecemos todo o apoio.

Esta petição foi criada em 01 maio 2024