Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Inclusão dos 0-3 anos no sistema educativo - Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo, para Assembleia da República

Nome Comentário
Filipa B. Esta petição não só defende um direito das crianças a receberem uma educação e acompanhamento de técnicos profissionais como defende o direito destes mesmos profissionais, que recebem a mesma formação que todos os outros que trabalham com crianças dos 3 aos 6, de serem reconhecidos no seu trabalho tendo o mesmo direito de progressão da carreira.
Anabela M. Acho que o bebê precisa muito da mãe até pelo menos 1 ano de idade. Acho essencial para o bem estar/saúde da criança este contato é proteção por parte da mãe...
Paula A. Pela inclusãoda faixa etária dos 0 aos3 anos nos sotema educativo garante-se uma maior qualidade dos serviços prestados, por profissionais qualificados e garante-se a justa contagem de tempo de serviço aos educadores que trabalham nestas valências
R. Considerando que as famílias são cada vez mais nucleares e afastadas dos respetivos ascendentes, torna-se um jogo de sorte e poder económico a inserção de uma criança numa creche. Mais um obstáculo à natalidade!
Vera . Tenho 38 anos e quero trabalhar na área que estudei mas para isso preciso de melhores condições de trabalho. Se o curso de educação de infância incide sobre as valências de creche e jardim de infância, porque é que trabalhar em creche não contabiliza tempo de serviço? Está na hora de acabar com esta estupidez!
Mara M. Justiça!
Ana . A educação é para todas as idades
Fernanda A. Sou Educadora numa ipss e é injusto a creche não ser considerada no ensino obrigatório quando a maior parte das crianças hoje em dia devido à sociedade entram para a creche com 5 ou 6 meses. Sem educadora pois não é obrigatório. É para além disso os docentes não tem direito a contagem de tempo de serviço enquanto está em creche. O trabalho é tao importante como o que é realizado no pré-escolar é a fundação e a preparação para essa fase do desenvolvimento.
Luciana L. Pelo fim da distinção entre profissionais da mesma área e pelo respeito pelo trabalho em Creche
Ana F. Até que enfim que fazemos algo para altera eata injustiça.
Antonio . Concordo com esta petição a educação das nossas crianças é fundamental para a evolução de Portugal
Maria P. Num país onde necessitamos crianças, e com tantas educadoras desempregadas, os pais não teem onde por os filhos, além de o que não acho correcto haver as amas pela segurança social sem formação e em casa a tomar conta dos bebês, qual a responsabilidade sem ninguem a vigiar, numa escolinha são várias e sempre dá para ver a actuação de cada uma, precisamos que este Pais mude
Ana A. As crianças não nascem com três anos, até lá já fizeram um percurso importante é acompanhadas por profissionais capazes e atentos.
Vera M. Sabendo da importância da estimulação Precoce das crianças e que é nestas idades onde que se deve investir para que desenvolvam melhor as suas competência, como é q ainda não estão inseridos no sistema nacional educativo.
João G. Concordo para Inclusão dos 0-3 anos no sistema educativo - Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Fernanda g. De fato é triste a nossa realidade e a discriminação que se faz no sistema de educação e em creche onde estão os primeiros alicerces da educação. Porque se faz a distinção entre os profissionais da mesma categoria?
Maria . Muito justa pretensão.
Rute S. Porque nestas idades há tanto para aprender...se existem as creches,se temos tabelas para preencher,visitas da segurança social,porque não tornar público? Para todos??
Carolina V. A educação de infância começa no berço.Tempo de priorizar ,valorizar os educadores no contexto educativo.
catarina c. Sou educadora de infância na creche e espero que mudem a lei

Assinaram a petição
8.432 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição