Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: LEGISLAR O PODER DE OS CIDADÃOS ESCOLHEREM E ELEGEREM OS SEUS DEPUTADOS, para A Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e aos Exmos. Senhores Deputados e Deputadas à Assembleia da República

Nome Comentário
Luís G. Vamos mudar.
Miguel M. Uma excelente medida para proteger a nossa democracia, garantindo legitimidade, credibilizando as instituições e aproximando os eleitores dos eleitos. Parabéns e obrigado pelo trabalho/serviço à organização.
Maria P. Há muito que se devia esta alteração! Esperemos vá avante, não confundir o sentido da palavra!
Henrique N. Força
Carlos F. Pela verdadeira democracia
Rui C. Quero eleger o meu deputado e não aquele que os partidos impõem.
Maria S. Não faz qualquer sentido os deputados serem escolhidos pelos seus partidos!
Estevão F. Eleger quem conheço e diminuir número de deputados no parlamento
Adolfo D. pela verdadadeira representação política.
António B. A estrutura democrática está desiquilibrada em favor dos Partidos, que, direta ou indiretamente concentram a maior fatia do poder, tornando infrutífera a ação legislativa e fiscalizadora da Assembleia da República, relegando os cidadãos para meros "zombies" cívicos. Limitar o poder dos Partidos, em favor dos cidadãos contribuirá para maior aproximação entre governantes e governados e limitar as tentações totalitárias.
João . Urgente.
Pedro L. concordo plenamente, tal como nos paises do norte da Europa
Miguel M. Democracia representativa começa por ser cada cidadão poder escolher o candidato em que quer votar para o representar no parlamento.
Carlos L. .
David R. Cartão do Cidadão
Maria M. Por uma democracia justa
Luís M. É do interesse dos portugueses, da democracia e da transparência do regime democrático que a lei eleitoral permita círculos/candidaturas uninominais e o aproveitamento dos votos desperdiçados devido à aplicação do método de Hondt.
João S. Arrepiei-me... pois andava a falar disto há muitos anos e a solução é extremamente semelhante à que eu tinha imaginado. Os partidos não querem isto e nunca vão querer, a menos que a maioria da população tome consciência da importância deste assunto e pressione a assembleia de forma a que eles não possam chumbar a alteração necessária.
Luciano M. Ainda que não soubesse o que quero e/ou como quero, sempre saberia aquilo que NÃO QUERO.
Constantino F. Concordo com a alteração proposta.

Assinaram a petição
7.970 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição